Nossos gostos musicais atingem o auge na adolescência, diz estudo
A análise concluiu que para os homens, a idade ideal para a formação de gosto musical é entre 13 e 16 anos, enquanto para as mulheres, 11 e 14 anos
Publicada em
De acordo com uma pesquisa realizada pela New York Times, a conclusão foi que as músicas que costumamos escutar ao decorrer da adolescência definem o nosso gosto musical como adultos.
Foi comprovado, por meio de um estudo que, quando considerado o período mais importante para a formação do gosto musical, no caso dos homens a média é entre 13 e 16 anos de idade, sendo que aos 14 anos é quando sua música favorita foi lançada; por outro lado, com as mulheres , esse período é entre 11 e 14 anos, sendo 13 a idade mais provável em que sua canção favorita seja lançada.
Além disso, foi descoberto que as influências da infância são mais fortes para as mulheres do que para os homens, sendo considerado que os anos-chave para definir o gosto estão ligados diretamente ao final da puberdade.
A própria New York Times realizou uma análise que reúne todas as músicas no topo das paradas Billboard lançadas entre anos de 1960 e 2000. Considerando o single “Creep” da banda britânica de rock alternativo Radiohead como exemplo, o jornal constatou que este single é a 164ª música mais popular entre homens que possuem de 38 anos.
E comprovando o que haviam estudado anteriormente, esses homens teriam em torno de 14 anos de idade na época em que a canção foi lançada em 1993. Entretanto, “Creep” não está nem entre as 300 melhores músicas para quem nasceu 10 anos antes ou 10 anos depois desta época. Enquanto isso, “Just Like Heaven”, da banda britânica de rock The Cure, foi lançada em 1987 e é popular entre as mulheres que possuem 41 anos, que teriam 11 anos na época do lançamento da música.
Confira o gráfico:
A música, “You’ve Lost That Lovin’ Feelin’”, foi lançada em 1964 e executada mais de 8 milhões de vezes desde o seu lançamento nas rádios e televisões americanas. Impressionante, não é?
Mesmo sendo um grande sucesso nos Estados Unidos, curiosamente no Brasil a canção chega a ser popular, porém nunca alcançou os topos das paradas musicais. É muito provável que os brasileiros se recordem do single “Unchained Melody” da dupla. Confira:
Já na Inglaterra, a música mais tocada de todos os tempos é "A White Shade Of Pale", lançada pela banda britânica Procol Harum, em 1967. Inclusive, foi o single que deixou a banda reconhecida no mundo da música, foi uma das poucas faixas que alcançou mais de 10 milhões de cópias.
Através dessa canção, a banda foi indicada ao Grammy Award por melhor performance pop por uma dupla ou grupo em 1968. Também ganharam um Brit Award por melhor single britânico em 1977.
Confira a música:
Quem teve mais canções no top 10 americano?
Esse recorde vai para a rainha do pop Madonna, que já conseguiu emplacar nada mais nada menos do que 37 músicas entre os dez primeiros lugares da Billboard.
A grande estrela Elvis Presley não ficou muito atrás, por literalmente uma música, o cantor bateu o recorde de possuir 36 canções no top 10, um verdadeiro fenômeno.
A excepcional banda The Beatles não podia ficar de fora dessa, o grupo conquistou o primeiro lugar com 20 canções ao decorrer da carreira.
A nossa rainha das músicas natalinas, Mariah Carey, está um pouco atrás do quarteto britânico, com 18 músicas suas já bateram o primeiro lugar no top 10.
Veja também:
Taylor Swift: brasileiro fara projeto visual para novo álbum
LETRA E TRADUÇÃO: Bruce Springsteen - Let's Be Friends (Skin To Skin)
SALA DE BATE PAPO