O Álbum que Antecipou o Fenômeno ABBA: A História de Lycka!
Saiba como o disco revelou o talento de Benny e Björn e prenunciou a ascensão de um dos maiores fenômenos da música pop.
Publicada em
As músicas do ABBA são amplamente conhecidas no mundo inteiro. Diretamente da Suécia, elas embalaram milhares de pistas de dança nos anos 70 e 80 e permanecem fazendo-o com as gerações contemporâneas e as que estão por vir, principalmente pelo fato de terem composto a trilha sonora do filme Mamma Mia. Por isso, não é difícil que um fã das duas A’s e dos dois B' s conheça o repertório completo… ou ao menos acredite que conheça.
Antes de a banda fazer o sucesso estrondoso que fez nos anos 70 no mundo inteiro, consagrando-se como o maior fenômeno do pop na história de seu país, Björn e Benny já tinham apresentado ao público um gostinho do que seria o ABBA. E essa amostra está presente no álbum “Lycka” (felicidade, em tradução livre).
Os cantores se conheceram quando ambos eram vocalistas de bandas diferentes – Benny Andersson era integrante da banda sueca Hep Stars, que fazia um grande sucesso na Suécia nos anos 60, e Björn Ulvaeus liderava o grupo folk Hootenanny Singers. Após se encontrarem algumas vezes em estúdios e shows, Benny e Björn decidiram unir forças na composição.
Björn e Benny em 1971
Agnetha Fältskog, cantora desde então, conheceu os Hootenanny Singers durante uma viagem e se apaixonou por Björn, com quem se casou em 1971. Anni-Frid (Frida) Lyngstad, também cantora, conheceu Benny Andersson, e os dois começaram um relacionamento.
Benny a convidou para cantar com Agnetha no álbum Lycka, da dupla Björn & Benny, embora as duas cantoras não tenham sido creditadas. Em abril de 1970, os quatro fizeram uma apresentação improvisada para as Forças da Paz da ONU, sendo esta a primeira performance do grupo. Em setembro do mesmo ano, o álbum Lycka foi lançado.
Este álbum original de 11 faixas foi inicialmente idealizado como uma vitrine para Benny e Björn, que, sob a orientação de Stig Anderson da Polar Music, estavam ansiosos para expandir o alcance de seu trabalho. Embora em alguns momentos se sinta claramente que a dupla olha para o passado – algumas dessas faixas, como a segunda, 'Nånting är på väg', poderiam facilmente ter surgido de grupos de batidas dos anos 60, estilo que Benny havia deixado há pouco tempo – há uma confiança crescente nas músicas e, fundamentalmente, uma fome por experimentação que serviria ao super grupo ABBA nos oito álbuns de estúdio que se seguiriam.
Por mais que saibamos que este não é um álbum do ABBA, muito do que amamos está em evidência nessa fórmula. No coração de Lycka está o brilho das composições de Benny e Björn, que cria uma tapeçaria rica e eclética. Lycka possui elementos de influências folclóricas suecas. A faixa-título foi lançada junto com a folk 'Hej, gamle man!' como o primeiro single do álbum, que alcançou o topo das paradas de rádio na Suécia. Isso se deve ao fato de os vocais ascendentes de Agnetha Faltskög e Anni-Frid Lyngstad aparecerem– de fato, a primeira vez que os dois casais gravaram juntos (já que Björn e Agnetha estavam noivos na época). Ouvi-la hoje é como desenterrar uma faixa perdida do ABBA, guardada no fundo do baú. Surpreendentemente, todos os elementos do que viria a ser a banda já estão presentes nesta canção, que abria o lado B do original Lycka.
Veja também:
As músicas secretas da vocalista do ABBA
Mamma Mia! Como as Canções do ABBA se Tornaram um Fenômeno Musical
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO