O que Bob Marley e Pink Floyd têm em comum?
Descubra o segredo surpreendente que une esses dois gigantes da música
Publicada em
Você consegue imaginar o que os roqueiros ingleses têm em comum com a maior estrela do reggae de todos os tempos? Ambos têm o poder de deixar sua marca, mesmo após a saída do cenário musical. O maior lançamento de Bob Marley acaba de alcançar um marco histórico que só Pink Floyd havia conseguido antes.
O álbum “Legend: The Best of Bob Marley and The Wailers” agora faz parte de um seleto grupo. A compilação das maiores faixas de Marley e sua banda alcançou a marca de 850 semanas na Billboard 200. Com isso, Marley se torna apenas o segundo artista na história dos EUA a atingir esse feito. O único outro grupo a alcançar tal façanha é o Pink Floyd. O clássico álbum “The Dark Side of the Moon”, da banda britânica, está a apenas 10 semanas de completar MIL semanas na mesma lista.
Marley é um dos poucos artistas que legado é tão forte que suas músicas permanecem constantemente entre as mais ouvidas. Seu catálogo é tão amado que sua coletânea de maiores sucessos nunca sai do ranking da Billboard 200, a lista dos álbuns mais consumidos nos EUA. Poucos artistas têm canções atemporais suficientes para se manter nessa lista por tanto tempo, mas Marley é uma exceção.
Nesta semana, o álbum do jamaicano caiu um pouco na Billboard 200, passando da posição 56 para a 63. Anteriormente, já havia alcançado o 5º lugar e continua entre os 200 mais vendidos e transmitidos nos Estados Unidos. Segundo a Luminate, na semana passada “Legend” movimentou mais de quatorze mil unidades equivalentes, um número impressionante para um álbum lançado há décadas. Desses, quase dois mil e oitocentos foram vendas físicas, o que ainda é um feito notável para uma coletânea tão antiga.
Além de seu sucesso na Billboard 200, o álbum também aparece em várias outras paradas nos EUA, como a Top Album Sales (nº 36), Top R&B/Hip-Hop Albums (nº 20), Top R&B Albums (nº 4), e domina a lista de Reggae Albums, onde frequentemente ocupa o primeiro lugar.
“Legend” foi lançado em 1984, poucos anos após a morte de Marley, aos 36 anos. A coletânea reúne algumas de suas faixas mais icônicas, como "No Woman, No Cry", "Is This Love", "Three Little Birds" e "Get Up, Stand Up". À época do lançamento, Marley já era considerado uma lenda, e o nome do álbum não poderia ter sido mais apropriado — rapidamente se tornou mais um grande sucesso para o astro jamaicano.
Veja também:
PARTICIPE DA PROMOÇÃO “OUÇA E CONCORRA”!
Madonna: as 5 melhores faixas de todos os tempos
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO