O que é podcast? Conheça mais sobre esse tipo de conteúdo
Uma nova forma de conteúdo que com certeza chegou para ficar, inclusive na Antena 1
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Você já ouviu falar sobre Podcast? Acreditamos que sim, ainda mais a famosa frase “Ouça o nosso novo Podcast!”. Bom, dada a rapidez e necessidade de aproveitar o tempo na rua para fazer outras tarefas cada vez mais esse tipo de conteúdo está sendo criado e consumido, sendo uma forma versátil de informação e entretenimento auditivo.
Ao longo dos anos, diversas transformações tecnológicas foram transpostas para o mercado e a partir disso os conteúdos audiovisuais começaram a fazer parte de uma geração ao crescer diariamente. Com essa inovação, muito se esperava que os conteúdos de áudio fossem substituídos e perdesse a força que tinham, mas felizmente isso não aconteceu.
Com o mainstream de podcasts, os veículos de informação e produtores de conteúdo de áudi puderam explorar um novo território extremamente preparado para que pudessem crescer.
Já parou para pensar que nem todas aquelas pessoas com fone no ônibus ou dirigindo carro estão ouvindo apenas músicas? Sim, muitas delas estão escutando os mais diversos tipos de podcast durante essa hora estressante do dia ao ficar presas no trânsito. Além disso, você também pode ouví-lo durante o almoço, café da manhã, na academia e até para relaxar.
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- O que é?
Podcast é uma forma de conteúdo que é produzido para ser ouvido e diferentemente de outros veículos como o rádio que toca de acordo com sua programação, ele pode ser escutado onde e quando você quiser. Por ele, diversas pessoas podem se comunicar por meio do entretenimento, como as histórias e áudio-novelas, informações sobre a cidade, acontecimentos e fatos, educação e muitas outras áreas que encontram uma possibilidade.
Ainda que seja uma ideia super nova e a cada dia cria uma nova estética na sua trajetória, vale lembrar que essa ideia começou há anos antes, se inspirando em outras formas de conteúdos das rádios na década de 80.
Uma curiosidade é que a palavra em si, “Podcast” não é uma criação única, ela é a junção de duas outras, Pod e Broadcast, a primeira se refere a frase “Personal on demand”, em português, Pessoal sob demanda, já a segunda é broadcast, ou seja, radiodifusão.
- Como funciona?
Os podcasts costumam ser lançados e produzidos seguindo a mesma dinâmica de séries com a ordem definida por episódios. Eles podem ser acessados pelos computadores e celulares nos aplicativos e plataformas, a partir disso é possível salvá-los para escutar online ou offline se precisar, dependendo do seu trajeto.
Eles têm diversos tipos de vantagens e diferenças em comparação a outros tipos de conteúdos digitais. Uma delas é que eles não exigem um uso excessivo de dados como no caso de vídeos e ao mesmo tempo dialogam expressivamente com o rádio pois dependendo da situação eles podem sair na íntegra, sem o uso de edição ou cortes ao longo do conteúdo.
- Crescimento de Podcast no Brasil e no mundo
Durante a pandemia, o podcast foi um dos maiores fenômenos para as pessoas que puderam ficar em casa e se sentiram enjoadas de passar horas na frente de suas televisões e smartphones. As pessoas passaram a consumir essa forma de conteúdo muito mais do que antes, tornando o Brasil um dos países mais notáveis quando falamos sobre o crescimentos no número de ouvintes dentro do país.
As primeiras análises de que o formato estava crescendo no Brasil foi logo em 2019, o que fez com que os criadores de conteúdo não perdessem tempo e passassem a explorar esse novo território da internet. Investir nele se tornou uma ideia a ser levada em conta e gradativamente está dando retornos importantes às plataformas digitais.
Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD) junto ao Ibope Inteligência, foi possível chegar a números expressivos sobre o consumo desse conteúdo. De acordo com os dados levantados, cerca de 50 milhões de brasileiras já tiveram algum tipo de contato com podcasts, os escutando. O que em comparação com o número de pessoas que possuem acesso a internet no Brasil, corresponde a algo perto de 40% do total.
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- O legal de conteúdos nesse formato
Por meio dos podcasts você tem a oportunidade de realizar diversas ações. Eles podem ser uma ferramenta excelente para compartilhar conteúdo, produzir novas maneiras de levar conteúdo de qualidade ao público. Do mesmo modo, por ele pode nascer uma chance de se integrar e trabalhar com o mercado, pois a produção de notícias e conteúdos consegue se atrelar a diversas áreas de acordo com o tema e tipo de cliente.
Outras questões que permeiam o crescimento das produções são certamente seu baixo custo para exercer as atividades, pois com um orçamento básico é possível trabalhar bem nas edições e manutenção de equipamentos para as gravações. Nesse sentido, as gravações também podem ser realizadas em qualquer parte do mundo e em seguidas integradas ao episódios juntas, então aquele problema de um entrevistado que mora em outro país ou cidade já não existe mais, pois com o gravador certo em um lugar silencioso um belo conteúdo por sair dali.
- Breve dicas de como criar um:
- Escolha sobre o que gostaria de falar;
Quais temas você gosta de falar? Eles são importantes? As pessoas gostariam de ouvir sobre isso? Quem é seu público? Quais outras áreas estarão em diálogo direto com o tema? Essas são algumas das perguntas que é bacana serem levadas em conta para chegar-se a um recorte interessante e a partir disso costurar mais e mais.
- PPP: Planeje, prepare e produza;
Pode parecer clichê, mas é extremamente raro algo sem planejamento dar o retorno que esperamos. Planejamento ativo nunca é demais, defina o que você quer fazer a curto, médio e longo prazo. Se prepare, estude, leia, se conecte com outras pessoas.
A partir disso, você tem a farinha, o leite, e todos os outros ingredientes para fazer o bolo, lembrando que ele não deve ser um daqueles apenas com a qualidade de recheio incrível. Todas as suas partes podem conversar para criar não um bolo perfeito, mas muito bom desde o primeiro impacto até o seu consumo, o que inevitavelmente trará o público novamente se sua qualidade os impressionar.
- Elabore uma estética única;
Você gostaria de falar sobre geopolítica ou dicas de autocuidado? Será super legal, mas outras diversas pessoas estão fazendo isso, e elas também são boas. O que você pode fazer que o diferenciará dos outros é ser autêntico e singular. Seja você mesmo, deixe a produção ser ela mesmo, como algo que nunca existiu e também nunca existirá como igual. Explore e deixe sua marca.
- Convide pessoas legais para participar;
Podemos estudar muito, mas nem sempre seremos especialistas em todas áreas da vida que permeiam a vida humana. Por isso, é super interessante que aconteça o diálogo com pessoas de nome e com experiência no campo que queremos abordar. Não pense apenas no convite a um professor com pós-doutorado, invista em convidar quem quer que seja e tenha conhecimento e algo importante a ser trago ao mundo.
Delimite quem participará e analise seu impacto na produção. Uma coisa legal é que em algumas circunstâncias o público do convidado também passa a conhecer o podcast, o que aumenta significamente a visibilidade e o número de ouvintes.
- Tenha rotina;
Querendo ou não, nascemos já impostos à rotina e estamos habituados a isso. Aproveite isso e encaixe os dias dos episódios ao longo da semana. Acredite, nada é mais legal do que um conteúdo ser tão bom que o público espera ansiosamente por ele nos dias selecionados a serem lançados.
- Fica atento aos dados;
Embora seja uma parte um pouco complicada, ela jamais deve ser negligenciada. Se atentar aos números é extremamentes para as estratégias de marketing que serão implantadas. Desde a sua divulgação até mesmo para o acompanhamento do desenvolvimento do projeto fará você entender o funcionamento e entregar versões melhores progressivamente.
- E o mais importante: Seja criativo!
Reitero um pouco da dica número 3. Existem milhares de podcast no mundo, alguns excelentes, outros não muito, mas todos exigiram energia. Portanto, comece com empenho e continue com essa mesma energia para que resulte no esperado. E sempre implemente a criatividade e não solte da mão dela em todos seus passos.
- Podcast Antena 1
Aqui na Antena1 temos diversos podcasts e com toda certeza você irá se interessar por algum deles. Dentre artistas, músicas, curiosidades, notícias e até a vida de CEOs, indicaremos quatro deles e convidamos para conhecê-los.
1) Artistas
Toda semana você confere um novo programa de um artista diferente, com curiosidades e a verdadeira história da carreira do seu artista em um único podcast, pronto para você ouvir onde estiver.
Clique aqui para ouvir.
2) Big Hour
Comece bem sua noite na sintonia do Big Hour Antena 1, aqui você fica por dentro das novidades da música, curiosidades do seu artista e claro: uma playlist de muitos sucessos. Big Hour Antena 1!
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3) Notícias
Ouça agora conteúdo exclusivo com as principais notícias de saúde, tecnologia, política, economia e música do dia, em apenas um click. Em uma versão resumida antes mesmo da programação FM. Tudo isso, narrado de uma maneira única, pelo locutor João Carlos.
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4) Lado pessoal - com Milena Machado
Apresentado por Millena Machado, Lado Pessoal vai te levar até o universo particular dos CEOs. Com um formato descontraído, você vai conhecer aspectos da vida pessoal, decisões impactantes, mudanças de localidade, e, ainda, qual música inspirou os momentos importantes na vida de cada um dos CEOs.
Clique aqui para ouvir.
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