O tomate traz diversos benefícios à saúde do homem, entre eles a fertilidade
Outros estudos já atestaram o benefício do fruto no combate ao câncer de próstata.
Publicada em
Sabia que a infertilidade masculina afeta até metade dos casais que não conseguem engravidar? Atualmente, o NHS (no Reino Unido) sugere que homens com problemas de fertilidade adotem um estilo de vida saudável e usem roupas íntimas folgadas.
O órgão de saúde britânico também sugere reduzir ao máximo o estresse e garantir relações sexuais regulares durante todo o tempo em que o parceiro ovula para maximizar as chances de concepção.
No entanto, a ideia de que certos nutrientes podem aumentar a fertilidade masculina vem ganhando terreno há algum tempo. O licopeno, encontrado em grande quantidade no tomate, pode aumentar a qualidade do esperma, sugeriu um estudo.
Homens saudáveis que tomaram o equivalente a duas colheres de sopa de purê de tomate (concentrado) por dia como suplemento tiveram esperma de melhor qualidade. Especialistas disseram, entretanto, que são necessários mais estudos sobre o tema.
O licopeno, como a vitamina E e o zinco, que foram o foco de pesquisas anteriores, é um antioxidante, o que significa que evita a oxidação nas células e, portanto, os danos. Ele está associado, inclusive, a outros benefícios à saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
A equipe de estudiosos disse que usou um suplemento de lactolicopeno porque o nutriente nos alimentos pode ser mais difícil para o corpo absorver e, portanto, pode ter certeza de que cada homem recebe a mesma quantidade todos os dias.
Os homens precisariam comer 2 kg de tomates cozidos todos os dias para obter a dose equivalente de licopeno.
O estudo
No ensaio de 12 semanas, que foi parcialmente financiado pela empresa que produz o suplemento, 60 homens foram selecionados aleatoriamente para tomar 14 miligramas de lactolicopeno por dia ou uma pílula simulada como placebo.
Os espermatozoides foram testados no início, seis semanas após e no final do estudo, e, embora não houvesse diferença na concentração espermática, a proporção de espermatozoides e motilidade saudáveis - a rapidez com que os podem se movimentar - foi maior em aqueles que tomam licopeno.
Liz Williams, especialista em nutrição humana da Universidade de Sheffield, que liderou a pesquisa publicada no European Journal of Nutrition, disse que “no momento, há poucos conselhos que podemos dar aos homens”.
"Dizemos a eles para reduzir o consumo de álcool e seguir uma dieta saudável - mas esse são conselhos muito gerais". Mesmo assim, ela considerou os resultados do estudo encorajadores.
"O próximo passo é repetir o exercício em homens com problemas de fertilidade e ver se o licopeno pode aumentar a qualidade do esperma para esses homens e se isso ajuda os casais a conceber e evitar tratamentos invasivos de fertilidade".
As informações constam no site da BBC News.
Tomate e a saúde masculina
O licopeno vem sendo apontado como um aliado para a saúde masculina faz tempo. Estudos anteriores já revelaram que a substância pode proteger contra o câncer de próstata. Isso porque, na presença desse fitoquímico, as células defeituosas acabam interrompendo aquela multiplicação sem fim que dá origem à doença.
A dica é tomar o tomate em forma de suco. Pode parecer estranho, mas é a melhor forma para aproveitar os antioxidantes do suco. Uma receita simples é: 4 tomates maduros sem sementes; ½ xícara de água; 5 gotas de limão e uma pitada de açúcar. Pronto! É só aproveitar a bebida – e os benefícios à saúde que ela propicia.
Leia também: Medicamento revoluciona tratamento do câncer de próstata.
SALA DE BATE PAPO