Pink Floyd: Novo livro terá fotos inéditas de Syd Barrett
Ex-integrante foi crucial para a idealização da banda
Publicada em
A editora Rocket 88 anunciou recentemente o lançamento do livro que compila fotos raras de Syd Barrett, um dos fundadores da banda de rock psicodélico e progressivo Pink Floyd. A participação de Syd no grupo inglês até hoje divide os fãs, já que há uma constante discussão que compara o ex-integrante com David Gilmour, que o “substituiu” em 1968.
Veja também: Novo Letra e Tradução Another Brick in The Wall, PT. 2, de Pink Floyd
O nome da obra é Barrett: The Definitive Visual Companion, e é o primeiro projeto fotográfico/literário que retratará exclusivamente a vida do lendário artista. Quem assina a produção são os escritores Russell Beecher e Will Shutes, que dividiram o livro em cinco etapas diferentes: a primeira focada na infância até os anos de colaboração no Pink Floyd, seguindo de capítulos que mostrarão cartas do musicista e o final será formado por imagens das artes feitas por Barrett.
Formada por 250 imagens, o objetivo aparente da obra é contemplar a imagem de Syd como a alma que guiou o Pink Floyd incialmente. A família de Barrett aprovou a concepção do livro, e algumas legendas foram escritas por colegas de toda a vida do artista, além dos antigos membros do grupo inglês, como Roger Waters, que sempre enalteceu a colaboração do guitarrista.
A passagem de Barrett no Pink Floyd é observada por muitos como “genial e enlouquecedora”, referenciando o fato do artista ter se perdido completamente com o abuso de drogas alucinógenas. Apesar das constantes desavenças com os outros membros do conjunto, nenhum deles sentia qualquer rancor pelo artista, e diversos tributos e homenagens a Syd foram feitos ao longos dos anos de existência do grupo, como a grande história do personagem Pink, protagonista do álbum “The Wall”, ou o disco completo “Wish You Were Here”, que além de uma crítica a indústria, também foi pensado como uma homenagem ao ex-integrante.
SALA DE BATE PAPO