Preço das ligações entre telefones fixos e móveis deve baixar
As ligações entre telefone fixo e móvel devem ficar mais baratas segundo decisão da Anatel.
Publicada em
Logo após anunciar que as ligações feitas de telefones fixos para celulares ficariam, em médica, 1,33 por cento mais caras a partir de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou nesta semana que um corte nas tarifas de interconexão pode se refletir no valor final das chamadas de fixo para móvel.
O corte em questão reduziria o valor final nas ligações locais e interurbanas, mas o desconto será repassado para as ligações entre fixo e móvel. A redução passa a valer a partir do dia 25 de fevereiro e deve ser de 16,49 por cento a 19,25 por cento.
A diminuição do valor será sobre o preço que passou a valer em janeiro – a Vivo havia aumentado a tarifa do plano básico fixo-móvel em 2,28 por cento; a Oi, em 1,67 por cento e a Claro em 0,88 por cento.
De acordo com a Anatel, houve mudanças no cálculo da tarifa de conexão, usada para subsidiar a instalação de redes. Desde o ano passado, ela é cobrada levando em conta o custo real das empresas, seja com equipamento ou organização interna.
Pela decisão, as empresas do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO