Taylor Swift emplaca discografia completa na Billboard 200
Pela primeira vez, todos os álbuns da artista foram elencados no ranking
Publicada em
Taylor Swift segue fazendo história! Nesta terça-feira (16), a artista conquistou mais um feito inédito: rankeou sua discografia completa na Billboard 200. Atualmente, todos os seus 10 álbuns de estúdio estão presentes na tabela.
A Billboard 200 é uma lista que classifica os 200 álbuns e EP mais vendidos nos Estados Unidos e, impressionantemente, toda a discografia de Taylor Swift está neste momento presente no gráfico.
Taylor Swift
“Taylor Swift”, álbum de estreia da cantora, é a mais recente entrada da Billboard 200. O disco não estava rankeado na semana anterior mas, nesta semana, ocupa a 200ª posição.
A coletânea, lançada em 2006, foi a porta de entrada de Taylor Swift para a indústria. Na época, com apenas 16 anos, a cantora trouxe letras românticas típicas de adolescentes e melodias do Country.
Os principais hits dessa era são “Our Song”, “Tim McGraw” e “Teardrops on my Guitar”
Fearless (Taylor's Version)
corresponde ao relançamento do álbum original de 2008. A nova versão saiu em abril de 2021 e atualmente, assume o 33º lugar na Billboard 200.
A era carrega alguns dos maiores hits de Taylor Swift, como “Love Story”, “You Belong With Me” e “Fearless”.
Com esse projeto, Taylor conquistou suas primeiras estatuetas do Grammy Awards. Na premiação de 2010, a artista levou quatro estatuetas para casa: Melhor Álbum Country, Melhor Canção Country, Melhor Performance Vocal Country Feminina e Álbum do Ano.
Evermore
“Evermore”, álbum lançado em 2020, atualmente ocupa a 28ª posição no gráfico. O disco, que traz um ritmo e um conceito mais sóbrio, foi indicado a mais importante categoria do Grammy Awards: Álbum do Ano.
Reputation
é um dos maiores feitos da carreira de Taylor Swift. O álbum foi lançado em forma de resposta aos ataques que a artista sofreu da mídia e do público.
Nesta semana, “Reputation” ocupa o 24º lugar na Billboard 200 e representa a aclamação do público a um dos maiores comebacks da história recente do Pop.
Red (Taylor's Version)
Logo acima de “Reputation” está “”. O relançamento da versão original de 2012 ocupa a 23ª posição do gráfico da Billboard.
Apesar de muito bem produzido, o disco não recebeu muita atenção da crítica devido a falta de definição rítmica por parte de Taylor e seus compositores. A era corresponde a uma transição entre o Country e o Pop e, por isso, não conseguiu nenhuma estatueta do Grammy Awards.
Em compensação, o relançamento do álbum, em 2021, chegou com uma versão extendida da faixa “” e assim, Taylor conquistou o Grammy de Melhor Videoclipe.
1989
Diferente de “Red”, “1989” assumiu de vez o Pop. O álbum lançado em 2014 assume o 22º lugar da Billboard 200.
Esse disco é considerado um dos mais famosos e icônicos de Taylor Swift e, com ele, a cantora conquistou o título de primeira artista feminina a ganhar a principal categoria do Grammy Awards, Álbum do Ano, duas vezes.
Para além das canções, a parte audiovisual é um marco desse álbum. Taylor produziu grandes videoclipes, como “Shake It Off”, “Blank Space”, “Bad Blood" e muito mais.
Speak Now
“” vive seu auge em termos de popularidade. O terceiro álbum de estúdio da carreira de Taylor Swift, lançado em 2010, está em contagem regressiva para divulgação da regravação sob o selo Taylor's Version, que acontece no próximo dia 07 de julho.
Com isso, o álbum disparou no ranking e agora assume a 21ª posição.
Folklore
O 12º lugar da Billboard 200 pertence a “”, álbum lançado em 2020. O disco fez história ao garantir o terceiro Grammy Awards de Álbum do Ano para Taylor Swift.
O disco é permeado por uma história fictícia criada pela compositora. As canções narram um triângulo amoroso entre os personagens Betty, Augustine e James.
As principais faixas do disco correspondem ao ponto de vista de cada um dos personagens e são “Betty”, “August” e “Cardigan”.
Lover
A 7ª posição do ranking fica com , álbum lançado em 2019. O disco veio em sequência de “Reputation” e chegou para romper a imagem vingativa e gótica que a era anterior representava.
“Lover” é um dos queridinhos entre os fãs de Taylor e tem entre as principais faixas “Cruel Summer”, "Cornelia Street” e a faixa-título.
Midnights
Por fim, o álbum mais bem rankeado de Taylor Swift é também o mais recente. Em outubro de 2022, foi lançado e transformou-se em um verdadeiro fenômeno instantâneo.
O disco que é pautado em pensamentos e fluxos de consciência que a artista teve durante noites de insônia, atualmente ocupa a 3ª posição da Billboard 200.
Veja também: LEWIS CAPALDI LANÇA ÁLBUM 'BROKEN BY DESIRE TO BE HEAVENLY SENT'
ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: DIONNE WARWICK
SALA DE BATE PAPO