#TBT: Há 27 anos, Seal alcançava o topo da Billboard Hot 100 com “Kiss From A Rose”
Relembre uma das obras mais premiadas do artista britânico
Publicada em
Não é novidade que as músicas de Seal são imensamente populares e amadas por diversos de seus fãs e admiradores ao redor do mundo. Ao longo da carreira, até o momento, o músico chegou a vender cerca de 20 milhões de cópias.
Dessa maneira, no TBT desta semana iremos relembrar um de seus maiores hits de sucesso, que há exatamente 27 anos atrás, no ano de 1995, alcançava o topo da parada norte-americana, considerada uma das mais respeitadas da indústria fonográfica, a Billboard Hot 100. Estamos falando do single inesquecível “Kiss From a Rose”.
A música foi originalmente lançada para compor o segundo álbum homônimo do cantor, em julho de 1994. Ela foi escrita em 1987 pelo próprio artista e produzida pelo reconhecido produtor musical britânico Trevor Horn.
Após um ano, em 1995, a faixa foi relançada para fazer parte da trilha sonora, como segundo single, do filme lendário “Batman Forever”, ou em portugûes, “Batman Eternamente”. Este segundo lançamento definitivamente alavancou a popularidade da obra, fazendo com que posteriormente ela alcançasse posições favoráveis, para Seal, no Top 10 em vários países, como Canadá, França, Islândia e Noruega.
Inclusive, como já mencionado, a canção liderou a Billboard Hot 100 ao longo de uma semana inteira em agosto daquele mesmo ano, em 1995, além de se posicionar em 4º lugar na UK Singles Chart. A princípio o single havia estreado na 20ª posição da parada estadunidense, porém alcançou topo ao ser re-lançado na trilha “Batman Forever: Music from the Motion Picture”.
Foram produzidas duas versões do videoclipe para a música: a primeira se passa em um estúdio fotográfico e foi co-dirigida por Matthew Rolston e William Levin, além de contar com referências do filme Blowup (1966); já a segunda foi dirigida por Joel Schumacher, contando o próprio Seal interpretando a música ao lado do Bat-Sinal, misturando com clipes do filme. Esta segunda versão é a mais conhecida da faixa.
Relembre o clipe:
Um fato curioso é que levou mais de 5 anos para o artista lançar a música. De acordo com os próprios produtores na época, Seal se sentiu "envergonhado” pela música e "jogou a fita no canto". Na realidade, o músico londrino havia decidido não apresentar ao produtor Trevor Horn até as sessões de gravação de seu segundo álbum de estúdio “Seal II” (1994).
Depois de mais de 10 anos, em 2015, em uma entrevista concedida ao um tablóide, Seal falou sobre o processo de composição da música: “Para ser honesto, eu nunca fiquei muito orgulhoso disso, embora eu goste do que Trevor fez com a gravação. Ele transformou a fita do meu canto em mais 8 milhões de vendas de discos e meu nome se tornou um nome de família"
Recepção Crítica
Como o esperado, a canção foi bem recebida pelos críticos musicais . Os representantes das mais respeitadas revistas de música ao redor do mundo comentaram sobre a obra. Confira:
- Music & Media: "Selado com um beijo, aqui você tem uma balada e meia! Tem o pathos certo e os violinos incontornáveis. O espinho, necessário para mostrar a sinceridade, vem do sax alto afiado".
- Music Week: o jornalista Alan Jones escreveu: "A magnífica "Kiss From A Rose" de Seal - agora com o subtítulo "Love Theme From Batman Forever" - está de volta apenas um ano após seu primeiro lançamento, quando alcançou o número 19. Uma música complexa e melódica , ele permaneceu um grampo de rádio desde que foi lançado pela primeira vez, e está pronto para explodir".
O fato é que as letras enigmáticas do single, desde a época de seu lançamento, sempre foram muito discutidas entre os fãs e especialistas, além de gerar rumores sobre o seu real significado. Em 2015, Seal chegou a comentar brevemente, afirmando simplesmente: "Evito explicar essas letras há mais de 25 anos. Não vou começar a fazer isso agora".
LEIA TAMBÉM: NOVA LETRA E TRADUÇÃO “KISS FROM A ROSE”, DO SEAL
Por último, e não menos importante, vale destacar que no ano seguinte do lançamento original, em 1996, a faixa rendeu a Seal nada menos que três prêmios no 38º Grammy Awards nas categorias: Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Masculina.
Dica Antena 1
Relembre outros grandes hits do artista britânico:
Just a Ghost ft. Seal (2021)
“Just a Ghost” é uma parceria com o cantor Seal e o DJ e produtor Claptone, que inclusive é uma das mais pedidas em nossa programação, participando constantemente do nosso quadro das 10+. Uma produção fluida e sonhadora, com camadas do clássico vocal que te prende e te faz cantar antes que perceba.
Construindo-se numa crescente, mantendo a emoção por toda parte, “Just A Ghost” é uma grande música que se encaixa perfeitamente em festivais de final de verão e na sua playlist favorita ao mesmo tempo.
Crazy (1991)
A canção foi oficialmente comercializada como um single do disco homônimo do artista, realizado no dia 24 de maio de 1991, enquanto a faixa foi lançada separadamente sete meses antes – em 10 de setembro de 1990. Essa é uma das músicas mais icônicas na carreira de Seal, principalmente pelo resultado comercial fantástico que o músico atingiu.
Sob o selo das gravadoras ZTT (Reino Unido) e Sire (Estados Unidos), Seal se reuniu com o famoso músico Guy Sigsworth, para realizar a composição, enquanto a produção ficou responsável por Trevor Horn, outro grande nome da indústria fonográfica, que fez a colaboração junto de Sigsworth. Todos eles fizeram as gravações da canção no estúdio Sarm West, na região noroeste de Londres.
LEIA TAMBÉM: PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DO SEAL
Veja também:
SALA DE BATE PAPO