Ucrânia pretende se 'alinhar' com EUA em acordo sobre minerais em negociações nesta semana
Publicada em
(Reuters) - A Ucrânia enviará uma equipe a Washington nesta semana para avançar com as negociações sobre um projeto mais amplo para um acordo de minerais oferecido pelos Estados Unidos, disse o vice-primeiro-ministro do país nesta segunda-feira.
'Nosso objetivo é alinhar a seleção de projetos, as estruturas legais e os mecanismos de investimento de longo prazo', disse Yulia Svyrydenko no X.
O governo dos EUA quer que Kiev concorde em dar a ele uma grande participação na futura renda mineral da Ucrânia. O presidente norte-americano, Donald Trump, vê isso como uma forma de recuperar bilhões de ajuda para a luta da Ucrânia contra a Rússia. Kiev está ansiosa para manter o apoio de seu aliado, mas tem receio de abrir mão de sua futura riqueza.
No final de março, Washington apresentou a Kiev uma minuta revisada significativamente mais ampla do que uma versão anterior que havia sido acordada.
Svyrydenko disse que o diálogo com os EUA reflete os interesses estratégicos dos países e 'nosso compromisso compartilhado de construir uma parceria forte e transparente'.
A delegação ucraniana em Washington incluirá representantes dos ministérios da Economia, das Relações Exteriores, da Justiça e das Finanças, acrescentou.
As autoridades de Kiev foram cautelosas ao comentar a minuta, cujo resumo sugeria que os EUA estavam exigindo toda a renda dos recursos naturais da Ucrânia por anos.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que Kiev não reconheceria a ajuda anterior dos EUA como empréstimos que devem ser pagos, nem concordaria com um acordo que ameaçasse sua futura integração com a UE.
(Reportagem de Yuliia Dysa)
Escrito por Reuters