Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Under Pressure: o dueto histórico entre Freddie Mercury e David Bowie

Relembre um dos maiores sucessos dos anos 80 e a homenagem de Annie Lennox ao vocalista do Queen

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação

Publicada em  

Dentro da indústria musical, nós já tivemos uma série de artistas pertencentes à comunidade LGBTQIA+, como George Michael, Elton John, Madonna, Whitney Houston, David Bowie e, é claro, Freddie Mercury! Inclusive, o vocalista do Queen já colaborou com Bowie em um projeto que, além de ser considerado um dos maiores sucessos dos anos 80, também transcendeu gerações e foi eternizado como uma das parceiras mais emblemáticas de todos os tempos!

Então, em homenagem ao mês que celebra o Orgulho LGBT, relembre conosco o sucesso de “Under Pressure”, uma das músicas mais famosas dos anos 80!

Imagem de conteúdo da notícia "Under Pressure: o dueto histórico entre Freddie Mercury e David Bowie" #1
Toque para aumentar

Em 1981, “Under Pressure”, a última faixa do décimo álbum de estúdio do Queen (“Hot Space”), decolou para o primeiro lugar das paradas britânicas e tornou-se a segunda faixa da banda a conquistar este marco. Além disso, nos últimos 10 anos, a colaboração foi a música do Camaleão do Rock, David Bowie, mais ouvida no Brasil, de acordo com os números divulgados pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

E uma coisa é fato: desde o seu lançamento, o dueto entre Bowie e Mercury, dois homens abertamente gays, foi consagrada como uma das parcerias mais icônicas da história da indústria musical! Nele, a potência vocal do vocalista do Queen acompanhou os versos escritos, em sua maioria, por Bowie e gerou um hit número 1 na Inglaterra.

Mas o sucesso da canção, que surgiu a partir de um riff do baixo de John Deacon, não parou por aí! Na realidade, com o tempo, ela tornou-se uma das músicas mais gravadas por outros intérpretes e, inclusive, foi cantada ao vivo por outros grandes nomes da indústria musical.

No dia 20 de abril 1992, por exemplo, foi realizado um show beneficente em homenagem à morte de Freddie, em que Annie Lennox dividiu o palco com David Bowie, John Deacon, Brian May e Roger Taylor em uma apresentação histórica de “Under Pressure”.

O evento foi anunciado durante a cerimônia do BRIT AWARDS daquele ano e vendeu mais de 72 mil ingressos em menos de 3 horas. O dinheiro arrecadado, por sua vez, foi destinado à fundação da Mercury Phoenix Trust, uma instituição de caridade que luta até hoje contra a AIDS ao redor do mundo.

O tributo aconteceu em Wembley, Inglaterra, ficou conhecido como “The Freddie Mercury Tribute Concert for AIDS Awareness” e marcou a última grande apresentação de Deacon com a banda. Além disso, o espetáculo contou com um discurso de Elizabeth Taylor e com a participação de grandes ícones LGBT, como Elton John e George Michael! E tudo isso sem mencionar bandas de rock, como Metallica, Guns N’ Roses e Led Zeppelin, que inspiradas pelo Queen, fizeram questão de prestar homenagens póstumas ao vocalista.

Veja também:

A CANÇÃO DO QUEEN COMPOSTA EM APENAS 10 MINUTOS NO BANHO

"UNDER PRESSURE" : O INESPERADO DUETO DE DAVID BOWIE E QUEEN

Imagem de conteúdo da notícia "Acordo histórico? Sony busca adquirir catálogo do Queen por valor recorde" #1
Toque para aumentar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. under pressure o dueto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.