Viralizou: “Le Freak” – CHIC
Faixa de 1978 voltou a circular nas redes sociais
Publicada em
Na véspera de ano novo de 1977, o guitarrista Nile Rodgers e o baixista Bernard Edwards da icônica banda Chic fizeram história. Tudo começou quando os rapazes estavam na fila de espera do Studio 54, balada de disco disputadíssima que, na época, era ponto de encontro de diversos famosos. David Bowie, Michael Jackson, Cher e Tina Turner eram alguns dos nomes que marcavam presença lá.
Naquele réveillon, a cantora e modelo Grace Jones era a grande atração da noite. Fã do grupo chic, ela havia colocado Nile e Bernard em sua lista de convidados para tentar marcar uma parceria. Entretanto, os seguranças, conhecidos por barrar pessoas que não se adequavam à visão dos donos, não permitiu que eles entrassem, já que não acreditaram que os rapazes fizessem parte da banda Chic. Assim, os jovens foram obrigados a perambular pelas ruas de Nova York em uma noite de frio e neve.
Chateados e sob a influência de algumas substâncias, eles foram para a casa de Rodgers, onde improvisaram juntos no baixo e na guitarra enquanto gritavam obscenidades sobre o clube. Apesar de terem criado uma melodia somente para extravasar, Nile viu potencial na faixa, e resolveu transformá-la em uma demo.
A composição passou por algumas alterações, e ganhou a clássica fala “Freak Out” do refrão para substituir os palavrões cantados de brincadeira. Oficialmente lançada como um single em 1978, “Le Freak” se tornou um clássico da era disco. De cara, o público se apaixonou: foram mais de seis milhões de cópias vendidas.
Refletindo sobre a canção, Nile falou: “Eu escrevi a música mais vendida na história da gravadora Atlantic Records”. Foi uma sacada de mestre - ao mesmo tempo em que “Le Freak” homenageava o Studio 54, a faixa tirava sarro dessa cultura seletiva que barrava pessoas na porta. “Escrevemos uma canção celebratórias sobre o que imaginamos que as pessoas estavam fazendo lá dentro”.
Veja também:
TBT: EM UM PERÍODO DE 4 ANOS, QUEEN E PINK FLOYD QUEBRAM BARREIRAS NO ROCK
DUA LIPA COMENTA SOBRE O SEU ÚLTIMO SINGLE NO VARIETY POWER OF WOMEN
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO