Viralizou: “Like a Tattoo” – Sade
Faixa de 1992 voltou a circular nas redes sociais
Publicada em
“Like a Tattoo”, da Sade, tem um instrumental suave e tranquilo. Mas quem prestar atenção na letra vai perceber que se trata de uma confissão pessoal e avassaladora.
Lançada em 1992 como parte do álbum “Love Deluxe”, a letra gira em torno da experiência de guerra de um veterano, e era um trabalho a longo prazo. “Estávamos trabalhando no álbum por volta de quatro meses, fisicamente produzindo. Algumas das músicas de lá eram coisas que eu queria escrever sobre há bastante tempo”, disse a vocalista durante uma entrevista.
Em apresentações ao vivo, a Sade já confirmou que sua fonte de inspiração foi o relato de um soldado que lutou da guerra do Vietnã. Em uma noite qualquer, em um bar irlandês na 14th Street de Nova York, a cantora sentou ao lado de um estranho que acabou compartilhando sua história de vida – e seus arrependimentos - com ela. O resultado foi uma interpretação poética e sensível de um evento traumático.
Pelo que ouvimos na música, dá para saber que o homem falou sobre um assassinato ocorrido durante o conflito pelo qual ele é culpado. Tem várias metáforas para o clarão da arma, o barulho do tiro e, principalmente, a culpa que ele sente por ter feito o que ele fez. Um dos versos, inclusive, diz que “a guerra ainda existe dentro dele”. E – como diz o título – a vergonha que ele tem acompanha tal qual uma tatuagem.
Saber do contexto por trás da faixa muda completamente o impacto desta canção. É um relato muito forte que só comprova a sensibilidade e a genialidade da Sade.
Veja também:
VIRALIZOU: “TAKE MY BREATH AWAY” – BERLIN
VIRALIZOU: “UNWRITTEN” – NATASHA BEDINGFIELD
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO