4 dicas de alimentação que potencializam a rotina de exercícios físicos
Comer bem e ter hábitos saudáveis podem interferir positivamente no desempenho durante a prática de atividades físicas
Publicada em
O que e como comemos são fatores importantíssimos que repercutem diretamente em um treino. Pois isso determina o estado físico e emocional que o ser humano terá ao malhar. Segundo publicação de um jornal latino-americano, a Clínica Mayo, dos Estados Unidos, elaborou um material que pode ajudar os indivíduos a maximizar um treinamento físico. Confira a lista produzida pela renomada instituição do exterior:
1. Café da manhã saudável
Se vai fazer exercícios pela manhã, o ideal é tomar café da manhã, ao menos uma hora antes. A maioria da energia obtida no jantar na noite anterior, já terá sido usada pela manhã e o açúcar no sangue pode estar baixo. De forma nenhuma, alguém, que irá se exercitar, deve pular essa relevante refeição. Pois, se fizer isso, a pessoa tende a sentir tontura no momento que estiver fazendo a atividade.
Além disso, um conselho é consumir carboidratos, como pão e cereais integrais, banana, iogurte, a fim de obter o máximo de energia.
2. O tamanho é importante
Então, já sabe, não se exceda, em relação a quantidade das refeições. Mas, se não tiver jeito, e tiver comido de forma abundante, o indicado é esperar ao menos três ou quatro horas para realizar a prática. Isso pode deixar o esportista com preguiça.
O ideal é comer algo leve duas ou três horas antes do exercício.
Já um pequeno sanduíche pode ser ingerido uma hora antes da atividade.
É importante ressaltar que o recomendado é seguir o bom senso, e se alimentar de modo equilibrado. Comer muito pouco, também, não é benéfico. Já que pode não fornecer energia necessária para que o praticante se sinta forte ao longo do exercício.
3. Consuma algo depois de treinar
Não basta apenas comer antes, também, é relevante fazer isso após o treino. Visando auxiliar os músculos na recuperação e para substituir os estoques de glicogênio, o melhor é ingerir, proteínas e carboidratos. Algumas ideias de lanches são: iogurte, frutas, sanduiche de manteiga de amendoim.
4. Beba água antes, durante e depois da prática
Visando prevenir a desidratação, é imprescindível beber líquidos adequadamente, antes, durante e depois da realização de uma modalidade. Segundo o colégio de Medicina Esportiva dos Estados Unidos, o melhor é consumir cerca de 2 a 3 copos (473 a 710 mililitros) de água durante as duas ou três horas antes do exercício; cerca de um copo do fluido (118 a 237 mililitros) a cada 15 ou 20 minutos durante a atividade e ingerir de 2 a 3 copos (473 a 710 mililitros) do líquido após a prática, por cada meio quilo de peso que se perdeu ao longo da rotina.
A água, sem dúvidas, é a melhor maneira de repor os fluidos perdidos.
5- Ingira bebida reidratante
Outra recomendação, de acordo com os especialistas do exterior, é se alguém estiver fazendo os exercícios por mais de 60 minutos, o melhor é optar, além da água, pela bebida reidratante.