Arquivo de David Bowie será exibido pela primeira vez
A coleção conta com mais de 80.000 itens
Publicada em
Nesta quinta-feira (23), o museu londrino Victoria and Albert (V&A) anunciou que adquiriu uma série de itens do arquivo de David Bowie. O acervo reúne mais de 80.000 peças, entre elas: cartas, letras manuscritas, fotos, cenografias, prêmios musicais e figurinos.
A coleção ficará disponível a partir de 2025, no The David Bowie Center for the Study of Performing Arts – novo centro dedicado ao artista, ainda em construção no V&A.
O acervo visa revelar "os processos criativos de uma das figuras mais pioneiras e influentes na história da música ao vivo e gravada, dos filmes, da moda e além", de acordo com um comunicado.
Tristram Hunt, diretor do V&A, disse:
“David Bowie foi um dos maiores músicos e intérpretes de todos os tempos. O V&A está entusiasmado em tornar-se guardião de seu incrível arquivo e em poder abrí-lo para o público”.
“As inovações radicais de Bowie em música, teatro, cinema, moda e estilo - de Berlim a Tóquio e Londres - continuam a influenciar o design e a cultura visual e inspiram os criativos de Janelle Monáe a Lady Gaga a Tilda Swinton e Raf Simons. Nosso novo centro de coleções, V&A East Storehouse, é o lugar ideal para colocar o trabalho de Bowie em diálogo com a coleção da V&A, que abrange 5.000 anos de arte, design e performance”, completou o profissional.
Neste arquivo, destacam-se manuscritos de grandes hits, como “Fame”, “Heroes” e “Ashes to Ashes”. Além disso, algumas peças icônicas usadas pelo camaleão também ficarão em exposição, como: os trajes de Ziggy Stardust, desenhados por Freddie Burretti (1972), e o casaco Union Jack desenhado por Bowie e Alexander McQueen para a capa do álbum “Earthling” (1997).
Um porta-voz do espólio de Bowie também se pronunciou sobre a aquisição e exposição do acervo: "Com o trabalho da vida de David se tornando parte das coleções nacionais do Reino Unido, ele ocupa seu lugar de direito entre muitos outros ícones culturais e gênios artísticos”.
"O David Bowie Center for the Study of Performance - e o acesso aos bastidores que o V&A East Storehouse oferece - significará que o trabalho de David pode ser compartilhado com o público de maneiras que não eram possíveis antes".
O arquivo foi adquirido graças aos executivos do David Bowie Estate e uma doação de US$ 12 milhões (£ 10 milhões) da Blavatnik Family Foundation e do Warner Music Group.
Veja também:
#TBT: HÁ 25 ANOS MADONNA LANÇAVA O DISCO “RAY OF LIGHT”
LETRA E TRADUÇÃO: RUPERT HOLMES – HIM
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO