Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arquivo de David Bowie será exibido pela primeira vez

A coleção conta com mais de 80.000 itens

Placeholder - loading - Divulgação
Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Nesta quinta-feira (23), o museu londrino Victoria and Albert (V&A) anunciou que adquiriu uma série de itens do arquivo de David Bowie. O acervo reúne mais de 80.000 peças, entre elas: cartas, letras manuscritas, fotos, cenografias, prêmios musicais e figurinos.

A coleção ficará disponível a partir de 2025, no The David Bowie Center for the Study of Performing Arts – novo centro dedicado ao artista, ainda em construção no V&A.

Imagem de conteúdo da notícia "Arquivo de David Bowie será exibido pela primeira vez" #1
Toque para aumentar

O acervo visa revelar "os processos criativos de uma das figuras mais pioneiras e influentes na história da música ao vivo e gravada, dos filmes, da moda e além", de acordo com um comunicado.

Tristram Hunt, diretor do V&A, disse:

“David Bowie foi um dos maiores músicos e intérpretes de todos os tempos. O V&A está entusiasmado em tornar-se guardião de seu incrível arquivo e em poder abrí-lo para o público”.

“As inovações radicais de Bowie em música, teatro, cinema, moda e estilo - de Berlim a Tóquio e Londres - continuam a influenciar o design e a cultura visual e inspiram os criativos de Janelle Monáe a Lady Gaga a Tilda Swinton e Raf Simons. Nosso novo centro de coleções, V&A East Storehouse, é o lugar ideal para colocar o trabalho de Bowie em diálogo com a coleção da V&A, que abrange 5.000 anos de arte, design e performance”, completou o profissional.

Imagem de conteúdo da notícia "Arquivo de David Bowie será exibido pela primeira vez" #2
Toque para aumentar

Neste arquivo, destacam-se manuscritos de grandes hits, como “Fame”, “Heroes” e “Ashes to Ashes”. Além disso, algumas peças icônicas usadas pelo camaleão também ficarão em exposição, como: os trajes de Ziggy Stardust, desenhados por Freddie Burretti (1972), e o casaco Union Jack desenhado por Bowie e Alexander McQueen para a capa do álbum “Earthling” (1997).

Imagem de conteúdo da notícia "Arquivo de David Bowie será exibido pela primeira vez" #3
Toque para aumentar

Um porta-voz do espólio de Bowie também se pronunciou sobre a aquisição e exposição do acervo: "Com o trabalho da vida de David se tornando parte das coleções nacionais do Reino Unido, ele ocupa seu lugar de direito entre muitos outros ícones culturais e gênios artísticos”.

"O David Bowie Center for the Study of Performance - e o acesso aos bastidores que o V&A East Storehouse oferece - significará que o trabalho de David pode ser compartilhado com o público de maneiras que não eram possíveis antes".

O arquivo foi adquirido graças aos executivos do David Bowie Estate e uma doação de US$ 12 milhões (£ 10 milhões) da Blavatnik Family Foundation e do Warner Music Group.

Veja também:

#TBT: HÁ 25 ANOS MADONNA LANÇAVA O DISCO “RAY OF LIGHT”

LETRA E TRADUÇÃO: RUPERT HOLMES – HIM

Logo da Rocha Branca
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. arquivo de david bowie sera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.