ARTISTA DA SEMANA: Fleetwood Mac É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
Saiba mais sobre a banda que mudou a forma de se pensar o rock
Publicada em
Provar que o Fleetwood Mac é uma das maiores bandas de rock do século XX não é difícil. Afinal 55 anos depois de sua fundação o grupo é o artista da semana da maior rádio online do Brasil. Com shows que lotam enormes teatros, a banda continua encantado o público.
Confira mais sobre a história do Fleetwood Mac:
O começo e as trocas de membros
Peter Green tocava no grupo John Mayall & the Bluesbreakers. Ao sair da banda levou o baterista Mick Fleetwood e se juntou a Jeremy Spencer e a banda nasceu.
Mas, falar de Fleetwood Mac é falar de entradas e saídas. Muitos músicos passaram pelo grupo e marcaram sua época de forma específica. Dentre os principais músicos que passaram pelo grupo nomes como Stevie Nicks, Peter Green, Lindsay Bunkingham, Christine Mcvie, John Mcvie e Mick Fleetwood.
Com todas as entradas e saídas hoje a banda conta com Mick Fleetwood, John McVie, Christine McVie, Stevie Nicks, Mike Campbell, Neil Finn. Essa formação que roda o mundo em suas turnês tocando os sucessos do grupo.
Rumours
Foi no 11º álbum que a música do grupo entrou de vez para a história. Em Rumours os maiores sucessos da banda nasceram. “Dreams” e “The Chain” mostraram a cara do rock folk do Fleetwood Mac.
“Dreams” vendeu mais de um milhão de cópias e atingiu a primeira posição no Billboard Hot 100. A revista Rollin Stone ranqueou a faixa como a 9ª no “500 Melhores Canções De Todos Os Tempos”.
A canção possui poucos acordes e aposta na precursão e no ritmo para criar o clima misterioso que ronda toda o disco.
Já em “The Chain” o violão e a guitarra tomam o protagonismo. Riffs e solos poderosos criam um clima pesado no qual a voz aguda de Lindsey Buckingham se mostra forte em diversos momentos.
A música é a única do álbum que foi composta por todos os músicos que formavam a banda na época. A criação da fixa foi m produto de antigos materiais e ideias que acabaram não indo para a frente.
“Rumors” é até hoje o disco cartão de visita para qualquer um que queira conhecer a banda. Em suas 12 faixas, o público conhece da proposta romântica até as mais agressivas da banda.
Tango in the Night
“Tango in the Night”, o 14ª disco do grupo, já traz mais experimentalismos e uma visão mais pessoal do Fleetwood Mac sobre si mesmo. Lançado em 1987 o disco foi o último do line up que contava com Lindsey Buckingham, Mick Fleetwood, Christine McVie, John McVie, e Stevie Nicks – o de maior sucesso. O compilado vendeu mais de 15 milhões de cópias com seus toques de pop que fizerem muito sucesso.
Do setlist, “Little Lies” é o destaque. Com toques de disco music e música eletrônica, a faixa fez sucesso por seu caráter dançante. Escrita por Christine McVie, a faixa chegou ao topo da Billboard Adulto Contemporâneo e ao 5 lugar no UK Singles.
Como anda o Fleetwood Mac
Desde 2014 o Fleetwood Mac conta com Mick Fleetwood, John McVie, Christine McVie, Stevie Nicks, Mike Campbell, Neil Finn. 20 tours depois o grupo continua na estrada lotando teatros. A banda acumula 17 álbuns, um Britaward e um Grammy’s.
Sem projetos de novos lançamentos os fãs se contentam com as apresentações e com os lançamentos das carreiras solos. Todos os membros têm em seus trabalhos autorais muita qualidade e originalidade.
O Fleetwood Mac tem muita qualidade e sucesso em sua carreira. Shows históricos e canções que marcaram época mostram porque o grupo é o artista da semana.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO