As grandes mulheres que marcaram a cena do Rock
Janis Joplin, Tina Turner e muito mais
Publicada em
Apesar de tantas barreiras sociais, as mulheres sempre lutaram pelo seu espaço no mundo da música. Na trajetória da história do rock, um estilo tão irreverente, não poderia ser diferente. Em homenagem ao Dia do Rock, a Antena 1 foi atrás de figuras femininas importantes, que exerceram grande influência na trilha percorrida pelo gênero musical. Confira!
Janis Joplin
Começando em ordem cronológica, Janis Joplin é considerada por muitos a primeira ‘rainha do rock’. Pioneira da música dos anos 60, a artista era fortemente influenciada pelo blues, jazz e soul. A combinação entre a sua voz potente e rouca com a guitarra psicodelica da época a consagrou como um ícone da contracultura.
Stevie Nicks
Stevie Nicks é um dos grandes nomes dos anos 70. Tanto como integrante do Fleetwood Mac e artista solo, ela deixou sua marca no mundo da música: faz parte da lista dos 100 maiores compositores e cantores de todos os tempos, e é a única mulher a ter sido introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll duas vezes.
Tina Turner
Uma das maiores perdas de 2023 até agora, nossa eterna rainha do rock será sempre lembrada pela sua presença de palco, voz poderosa e história de resistência e superação. Em 88, a cantora quebrou o recorde de maior público pagante para um show solo de uma artista feminina com uma apresentação show feito em terras brasileiras. Ela reuniu mais de 180 mil pessoas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Blondie
Também conhecida por Debbie Harry, a cantora principal da banda Blondie é a voz responsável por hits icônicos como “, “ e “One Way Or Another”. Seu estilo ousado punk e new wave tornou o grupo um dos pioneiros dos anos 70 e 80.
Joan Jett
Desde 1976, Joan Jett já cantava: “I Love Rock ’n’ Roll”. Ela chegou a ´participar da banda feminina “The Runaways”, e depois estabeleceu a sua carreira solo como guitarrista, cantora, baixista, produtora, compositora e também atriz.
Veja também:
TBT: HÁ 38 ANOS, FESTIVAL LIVE AID FOI O PRECURSOR DO DIA MUNDIAL DO ROCK
JOHN LEGEND COMEMORA INDICAÇÃO AO EMMY
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO