Stevie Nicks completa 75 anos: Confira a homenagem da Antena 1
Descubra curiosidades sobre um dos maiores ícones do rock
Publicada em
Hoje, 26 de maio, é o aniversário da rainha reinante do Rock & Roll, Stevie Nicks! É assim que a revista Rolling Stones a intitula. Além disso, ela foi incluída na lista dos 100 maiores compositores de todos os tempos e dos 100 maiores cantores de todos os tempos. E realmente, ela merece! Ao longo de sua carreira, recebeu oito indicações ao Grammy como artista solo e ganhou vários prêmios com o Fleetwood Mac, incluindo um Grammy de Álbum do Ano. Além disso, ela é a única mulher a ser introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll duas vezes.
Graças à sua música solo e ao trabalho com o Fleetwood Mac, Stevie Nicks se consolidou como uma das cantoras mais influentes de todos os tempos. Seu estilo de moda icônico e seu papel como porta-voz do movimento feminista a tornam uma figura mística e misteriosa do rock, que envolve os fãs em sua vida por meio de simbolismo. Um destaque importante, seu visual era simplesmente icônico. Seus trajes apresentavam um estilo cigano-boêmio, com saias esvoaçantes, xales e botas de plataforma.
Embora sua música tenha atravessado gerações, há muito mais nessa lendária estrela do que se pode imaginar. A Antena 1 separou histórias marcantes da vida de Stevie com Fleetwood Mac. Confira:
Fleetwood Mac não queria que Stevie fosse da banda
Em dezembro de 1974, Stevie Nicks estava pensando em desistir da música. Ela havia se dedicado à criação da banda Buckingham Nicks juntamente com seu então namorado, Lindsey Buckingham, mas estava perdendo a motivação para continuar perseguindo seus sonhos. No entanto, uma grande oportunidade surgiu quando Mick Fleetwood foi para Los Angeles gravar o próximo álbum do Fleetwood Mac.
O produtor da equipe, Keith Olson, mostrou a Fleetwood uma faixa do Buckingham Nicks chamada "Frozen Love", que havia sido gravada no mesmo estúdio. Ao ouvi-la, Fleetwood ficou interessado em ter Buckingham como guitarrista do Fleetwood Mac, substituindo Bob Welch. No entanto, isso seria sem Stevie.
Buckingham então afirmou a Fleetwood que ele só se juntaria à banda se Stevie também fosse incluída, pois eles eram um pacote. Após algumas negociações, Stevie se juntou à banda, juntamente com seu namorado e os membros existentes, John e Christine McVie. O primeiro álbum lançado pela formação foi o autointitulado "Fleetwood Mac" em 1975, seguido pelo aclamado e extremamente bem-sucedido "Rumours", que se tornou um dos álbuns mais vendidos do mundo.
Ao longo dos anos, Stevie Nicks ameaçou várias vezes deixar a banda. Um dos momentos mais memoráveis foi após a canção "Silver Springs" ter sido cortada do álbum "Rumours". Ela saiu temporariamente da banda quando o Fleetwood Mac se recusou a permitir que ela a incluísse em um álbum solo.
A partir de 1983, Nicks começou a desenvolver sua carreira solo paralelamente à sua participação na banda. Em 1989, ela deixou o Fleetwood Mac para se concentrar completamente em sua carreira solo. No entanto, a banda se reuniu novamente em 1996 e continua ativa desde então.
Stevie Nicks e Lindsey Buckingham
Stevie Nicks e Lindsey Buckingham formaram um dos casais mais emblemáticos da história do rock. Eles se conheceram durante o último ano do ensino médio na Menlo-Atherton High School. Assim que se juntaram, Lindsey convidou Stevie para cantar os vocais principais em sua banda Fritz, e mais tarde eles formaram a dupla Buckingham Nicks. Seu primeiro e único álbum, "Buckingham Nicks", lançado em 1973, não obteve sucesso comercial. No entanto, esse projeto abriu caminho para ambos entrarem para o Fleetwood Mac em 1975.
As coisas começaram a mudar entre 1976 e 1977. Após uma turnê intensa de seis meses pelos Estados Unidos, os cinco integrantes do Fleetwood Mac se reuniram no estúdio para trabalhar em seu próximo álbum, que se tornaria "Rumours". No entanto, as relações pessoais entre os membros da banda estavam desmoronando.
Pouco antes das gravações, Stevie e Lindsey romperam seu relacionamento. Além disso, os problemas em todas as vidas amorosas dos membros da banda, combinados com o abuso de álcool e drogas, criaram um dos maiores álbuns de estúdio de rock da época. Todo o turbilhão emocional se tornou tema das músicas que comporiam o novo álbum; canções que abordavam raiva, traição, mágoa e ressentimento, mas também esperança e redenção.
O casal, que costumava ter brigas acaloradas nessa época, ainda nutria esperança de se reconciliar. A divina faixa "Dreams", escrita por Stevie, aborda o fim do relacionamento com uma pitada de esperança em um futuro mais claro para a relação. Por outro lado, "Go Your Own Way", de Buckingham, expressa sua raiva pelo término.
Os vídeos deixam claro os sentimentos que percorriam o casal, como no encontro de 25 anos de aniversário da banda. É notável que Stevie olha intensamente para o guitarrista enquanto ele canta "E se você não me amar agora, você nunca me amará novamente; ainda posso ouvir você dizendo que nunca quebraria a corrente (nunca quebraria a corrente)".
Extra: História de Stevie Nicks com Velvet Underground
“Gypsy”, de 1982, é uma das maiores canções de Stevie. Nela, a artista menciona um tal de ‘Velvet Underground’ que muitos fãs não sabiam do que se tratava. A música faz referência a um tempo antes de Nicks ser famosa, quando ela ia para um dos brechós mais populares entre as cantoras de rock. Além disso, fala sobre o seu então namoro com Buckingham, onde eles dormiam em um colchão no chão de seu apartamento compartilhado e faziam compras no brechó.
A loja, Velvet Underground, era onde as mulheres do rock mais desinibidas do mundo iam buscar roupas. O local onde compilavam roupas de estilo cigano ficava no centro de São Francisco e era frequentado pela icônica Janis Joplin e pela lendária Grace Slick. Criando um novo cenário para toda uma era da moda com lenços, veludos, rendas, penas e jóias, esse lugar foi um ponto fundamental para tudo isso acontecer.
Veja também:
VMA 40 ANOS: CONFIRA OS ARTISTAS MAIS PREMIADOS NA HISTÓRIA DA CERIMÔNIA
#TBT: “HIS WOMAN, HER MAN”: O ÁLBUM QUE REFLETIA A RELAÇÃO DE TINA TURNER E IKE TURNER
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO