Cenário da Música Disco e suas figuras
Relembre a Era que marcou o mundo
Publicada em
Dança, liberdade e diversão! Voltar no tempo e relembrar a era da música Disco é algo magnífico. Esso foi um momento em que grandes astros entraram em destaque e mudaram o rumo do planeta. A origem do gênero aconteceu em meados dos anos 60, num momento em que a música passava por grandes transformações. Ao longo da matéria, seguem algumas canções que estão na programação da Antena 1.
Devido a grandes conflitos raciais nos Estados Unidos, existia um reforço grande na distinção do que fazia parte da cultura branca e negra. Contudo, movimentos que buscavam lutar pela igualdade começaram a tomar força e ganhar espaços no universo musical. O gênero Soul estava começando a entrar mais para o mainstream.
Nesse momento, produtores começaram a se arriscar e criar novos sons, misturando gêneros musicais, aumentando o tempo do compasso, adicionando energia e batidas. Então, utilizando uma percussão mais voltada para os ritmos latinos, e a influência do som do Motown, a união entre Soul+ Funk+ Jazz+ Pop resultou na música Disco.
O novo estilo musical contagiou a década de 70. No começo da década, em todo o país, começaram a abrir milhares de discotecas. Nestes lugares, a diversão era garantida. Além de ser um lugar extraordinário para dançar, ele se tornou um espaço seguro para minorias se expressarem sem julgamento ou perseguição. Um dos maiores marcos desse momento foi a inauguração do Studio 54, em 1977, em Nova Iorque, onde o termo Disco (abreviação de Discothèque, em francês) se popularizou.
Com o lustre reflexivo (disco ball), luzes coloridas e roupas de boca de sino, o cenário do país no final dos anos 70 mudou para um totalmente voltado para a discoteca. Com grandes hits, o ritmo dançante com arranjos marcantes, tomaram conta das pistas mais disputadas daqueles tempos.
A televisão que foi a responsável por difundir ainda mais o gênero. “Os Embalos de Sábado à Noite”, com o John Travolta como protagonista, que conta a história de um jovem que se inscreve num concurso de dança na discoteca, foi um sucesso instantâneo. Há quem diga que esse foi o filme que mostrou a Disco para o mundo.
Programas como o Soul Train, criado por Don Cornelius em 1971, também abriu espaço para a o gênero se espalhar ainda mais.
As músicas do gênero era todas com batidas ritmadas, com percussão em grande quantidade, arranjos vocais requintados e, na maioria das vezes, com instrumentos de sopro evidentes.
Aqui está alguns artistas que se evidenciaram mais nessa época: Earth, Wind and Fire, Michael Jackson, Gloria Gaynor, Donna Summer, ABBA, Bee Gees, KC & The Sunshine Band, Kool & The Gang, Cher, Diana Ross, CHIC, Village People, Sister Sledge, George Benson, Luther Vandross, Sylvester, Cheryl Lynn, Grace Jones.
Depois de alcançar domínio total das paradas mundiais, o gênero foi perdendo espaço. No seu declínio, muitas bandas e artistas nos Estados Unidos foram sumindo do mapa. Contudo, não perdeu relevância.
Se modificou ao longo dos anos, incorporando novas tecnologias e se revitalizou com uma forte influência em novos estilos de música, como House, Funk e Rap. A música Disco marcou toda uma geração e continua tendo grandes relevâncias para a sociedade.
Veja também:
CHAKA KHAN COMPLETA 70 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1
#TBT: JOHN E YOKO LUTANDO POR PAZ NA LUA DE MEL
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO