Curiosidades Artista da Semana: Shania Twain antes da fama
A artista começou a trabalhar aos oito anos de idade para ajudar financeiramente a família
Publicada em
Conhecida por suas canções cativantes, vocais poderosos e imagem glamorosa, Shania Twain é um fenômeno do country-pop canadense. Com mais de três décadas de carreira, a artista já vendeu mais de 100 milhões de discos pelo mundo, tornando-a uma das artistas mais vendidas de todos os tempos. Além disso, é considerada a principal estrela do crossover country-pop dos anos 90.
Não é segredo que Shania Twain é uma fábrica de sucessos - tudo o que ela toca se transforma em ouro musical. Agora, você sabe quem era Shania antes de se tornar essa figura marcante para a indústria fonográfica? Conheça 5 curiosidades sobre a nossa Artista da Semana.
Começo de vida difícil
No aspecto de desenvolvimento de habilidades musicais, Shania Twain começou cedo. Indo mais a fundo: começou a escrever canções e cantar quando jovem para escapar da realidade de sua casa de infância.
Seus pais batalharam para conseguir prover aos filhos, tendo uma rotina desgastante e desafiadora de trabalho. Além disso, a sua mãe foi vítima de violência doméstica, que a levou a desenvolver um quadro depressivo. Eventualmente, a mãe de Twain fugiu de casa com ela e seus irmãos para um abrigo em Toronto.
Shania Twain tinha apenas oito anos quando começou a cantar em bares para ajudar nas necessidades de sua família. Ela costumava ganhar US$20 para se apresentar entre meia-noite e 1 da manhã. Embora ela não gostasse de cantar naquelas circunstâncias, em sua biografia, publicada em 2005, ela vê o lado positivo, considerando-o como sua própria escola de artes cênicas.
Primeira canção foi dedicada à mãe
Aos 10 anos de idade escreveu a primeira música em homenagem à mãe, chamada "Mama Won't You Come Out to Play". Esta é uma balada comovente que retrata as dificuldades e superações vividas pela figura maternal que, em seu olhar de criança, passava muito tempo triste e "sempre se isolando muito". Ao refletir sobre a música, a cantora compartilha na sua biografia:
"Minha mãe sempre foi ... muito isolada de si mesma", compartilha Twain. "Eu ainda não entendo muito bem o porquê. Ela não está mais viva para eu perguntar a ela. Eu gostaria de poder, mas ela sempre foi aquela pessoa que estava vendo a vida acontecer de dentro de uma janela”.
Com uma sonoridade bem, bem profunda, principalmente para uma criança, a canção expressa as dificuldades da mãe para se livrar de uma vida solitária : "Minha mãe estava … triste na maior parte do tempo, e realmente não tinha coragem de sair e enfrentar a vida", acrescenta ela, "e é por isso que escrevi essa música".
Trabalhos paralelos à música
Além de trabalhar como cantora, Twain já foi funcionária do McDonalds e atuou, por um período, na empresa de reflorestamento de seu pai - ela conta que esse trabalho também a ajudou a compôr mais.
"Adorei a sensação de estar fixa", diz ela em sua biografia. "Não tenho medo de estar no meu próprio ambiente, colocar meu físico em prática, trabalhar duro. Eu era muito forte, andava quilômetros e quilômetros todos os dias e carregava cargas pesadas de árvores. [...] Era uma vida muito dura, mas eu era muito criativa e sentava sozinha na floresta com meu cachorro e um violão e apenas escrevia músicas".
Gravadora pediu que ela mudasse seu sobrenome
O nome de nascimento de Shania Twain é Eilleen Regina Edwards. Aos 4 anos, seu padrasto, Jerry Twain, a adotou.
Quando a cantora começou a chamar a atenção da gravadora Mercury Records, eles não achavam que Eilleen Twain soava bem. Então, eles pediram que a cantora mudasse seu sobrenome.
Mas, em vez disso, ela decidiu se tornar Shania Twain, profissionalmente. A escolha por Shania foi por conta de seu significado na língua da tribo Ojibwa - indígenas canadense cujo seu padrasto fazia parte- que tem duas definições: "ela está a caminho” ou “estou a caminho". Somente em círculos pessoais que ela ainda é conhecida como Eileen.
Queria ser cantora de rock
Ainda antes de ter sucesso, em meados dos anos 80, Twain insistiu que queria ser uma cantora pop ou rock, não country. Mas tudo mudou no início de 1987. Ela se apresentou no National Aboriginal Achievement Foundation com a cantora Bernadette Peters e, de alguma forma, esse show revelou ao seu empresário na época de que, na verdade, o caminho certeiro para a artista seria direcionado a música country.
Nove meses depois, no entanto, os pais de Twain morreram em um acidente de carro, colocando todos os seus empreendimentos musicais em espera. Na biografia, é explicado como Twain cuidou de seus irmãos mais novos até que eles tivessem idade suficiente para se mudar no início dos anos 90. E, só a partir daí ela pôde se dedicar, de fato, à carreira musical.
Veja também:
O LEGADO MUSICAL DE WHITNEY HOUSTON
PAIS E FILHOS: PARCERIAS MUSICAIS QUE SE TORNARAM HITS
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO