Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Talento musical está relacionado mais ao DNA do que a prática, aponta estudo

Pesquisadora sueca relata a exigência de “genes específicos” para ampliar habilidades musicais

Placeholder - loading - Talento musical está relacionado mais à DNA do que à prática, aponta estudo.Divulgação
Talento musical está relacionado mais à DNA do que à prática, aponta estudo.Divulgação

Publicada em  

O talento musical é genético? Há fortes argumentos que sugerem essa probabilidade. Publicado na revista Psychological Science, um novo estudo, de autoria de Miriam Mosing, do Instituto Karolinska (Suécia), revelou que existe uma correlação entre talento musical e hereditariedade. A pesquisadora criou uma teoria onde buscava comprovar que características genéticas específicas podem auxiliar na capacidade de se tornar um verdadeiro mestre da música.

Para chegar a essa conclusão, Mosing comparou milhares de gêmeos idênticos e fraternais para entender se existia diferença quando o exercício da prática melhorava a capacidade de uma pessoa detectar mudanças na melodia, afinação e ritmo.

No decorrer do estudo, a equipe sueca examinou 1.211 pares de gêmeos idênticos (que compartilham todos os seus genes) e 1.358 pares de gêmeos fraternos (que compartilham metade dos genes), nascidos entre 1959 e 1985. Cada participante foi questionado se tocava um instrumento musical ou se cantava e, se sim, quantas horas por semana eles praticavam em suas diferentes idades. Quem não tocava nada ou não cantava ficava com a pontuação zerada.

Em seguida, Mosing testou as habilidades musicais de cada um com alguns testes de melodia, afinação, sensibilidade e ritmo. O que chamou a atenção dos pesquisadores foram os resultados: eles mostraram que o gêmeo que praticou mais do que o seu irmão geneticamente idêntico não pareceu ter melhores habilidades musicais.

Isso não quer dizer que a prática não tem valor. Tocar e cantar são habilidades físicas que levam um longo período para serem dominadas. Mas, segundo a análise dos resultados que os suecos obtiveram, aqueles que têm um componente genético relacionado à alta capacidade musical pode contar com a probabilidade de conseguir se desenvolver musicalmente de forma mais fácil.

A intenção de Mosing é continuar aprofundando ainda mais a pesquisa, já que a sua hipótese não foi refutada.

Na indústria fonográfica, é possível ver diversos casos de famílias com um talento musical geracional – astros como Nat King Cole, Frank Sinatra, Michael Jackson, Whitney Houston, Bob Marley, Beyoncé e Miley Cyrus têm parentes abençoados com vozes tão fortes quanto a deles.

E, até se voltarmos muito na história da música, para 1700, é possível identificar casos como o do compositor e músico clássico Johann Sebastian Bach, que nasceu numa família de longa tradição musical e que o talento continuou atravessando dezenas de gerações e ramos de árvores genealógicas após ele.

Veja também:

TBT: HÁ 53 ANOS ACONTECIA O FESTIVAL FOR PEACE EM PROL DA CAUSA ANTIGUERRA

O 'MUNDO MARAVILHOSO' DE LOUIS ARMSTRONG

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. talento musical esta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.