George Michael faria 58 anos hoje: confira a homenagem da Antena 1
Com mais de 20 anos de carreira e grandes sucessos, o artista é um dos mais renomados astros do pop
Publicada em
Hoje, George Michael faria 58 anos - destes, mais de 20 de carreira. Assim, poucos não sabem quem foi o cantor e compositor britânico que ascendeu em popularidade após formar a dupla “Wham!” no começo dos anos 1980, junto de seu amigo Andrew Ridgeley. Os dois se tornaram ícones pop da década, vendendo mais de 30 milhões de álbuns.
A separação do duo veio em 1986, mas George Michael continuou sua jornada em uma carreira solo bem sucedida e mesmo antes do fim de “Wham!”, o artista já havia lançado, em 1984, o single "Careless Whisper", hit que chegou ao topo da Billboard em 1985, e “Faith” (1987), que também alcançou o primeiro lugar da parada americana.
Até sua morte, em 2016, a voz, ritmo e composições de Michael haviam rendido ao artista oito faixas no topo da Billboard, 16 no Top 10 e, no total, 19 músicas no Hot 100 da parada.
Mesmo com toda a fama e sucesso, é possível que você ainda não saiba essas 4 curiosidades sobre George Michael. Confira:
- O nome real de Michael é Georgios Kyriacos Panayiotou, o cantor tinha ascendência grega. Seu pai, Kyriacos Panayiotou, era dono de um restaurante grego e sua mãe, Lesley Angold, era uma dançarina inglesa.
- Em sua carreira solo, o artista vendeu mais de 80 milhões de álbuns.
- George e seu parceiro em “Wham!”, Andrew Ridgeley, conheceram-se ainda muito jovens, enquanto atendiam ao colégio Bushey Meads School em Bushey, Inglaterra.
- Michael considerava Amy Winehouse uma das melhores cantoras britânicas de todos os tempos, e uma de suas músicas favoritas era “Love is a Losing Game”, da artista. Assista à performance que o ex-Wham! apresentou da canção:
Em homenagem ao aniversário do ícone pop, a Antena 1 separou as 10 melhores músicas de George Michael, sempre presente na nossa playlist! Confira:
Careless Whisper
O cantor compôs “Careless Whisper” enquanto ainda fazia parte do duo, mas a faixa deu o impulso que a carreira solo do ex-Wham! precisava, atingindo o topo das paradas em 25 países.
Faith
O single (1987), homônimo ao primeiro álbum solo do cantor, foi o mais vendido nos Estados Unidos em 1988 e, mundialmente, vendeu 20 milhões de cópias. A coletânea ganhou o Grammy de Álbum do Ano em 1989 e compõe a lista dos 200 álbuns no Rock and Roll Hall of Fame.
Don’t Let The Sun Go Down On Me
Uma parceria entre George Michael e Elton John, que gravou a música originalmente em 1974, alcançando o 2° lugar na Billboard Hot 100. Mas, em 1991, a canção encontrou seu caminho ao topo com uma nova versão gravada por John e pelo ex-Wham. “Don’t Let The Sun Go Down On Me” chegou, em 1992, ao topo da parada americana.
One More Try
Segundo Michael, a música que também atingiu o 1° lugar da Billboard; “One More Try”, foi escrita e gravada em apenas oito horas. A faixa faz parte do primeiro álbum solo do cantor, “Faith” (1987).
Father Figure
A canção chegou ao topo da Billboard Hot 100, número 11 na parada britânica e no Top 5 na Austrália, Bélgica, Canadá, Islândia, Irlanda, Holanda e Espanha.
I Knew You Were Waiting (For Me)
O dueto entre George Michael e Aretha Franklin foi um hit digno do 1° lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido. A Billboard listou "I Knew You Were Waiting (For Me)" como uma das melhores canções de Franklin e, 1987, ela e o ex-Wham! ganharam um Grammy na categoria de Melhor Performance de R&B por um Duo ou Grupo.
Monkey
Mais uma faixa topo da Billboard por aqui! "Monkey" se tornou a sexta canção solo de Michael a atingir o 1° lugar na parada americana, e o quarto do álbum “Faith”.
Assim, o cantor juntou-se a Michael Jackson e Whitney Houston como os três artistas que tiveram quatro ou mais singles consecutivos de um mesmo disco no número um entre 1987 e 1988.
Praying For Time
Lançada em 1990, a música é uma crítica à injustiça e outros problemas sociais. Sendo a nona faixa de Michael a alcançar o topo da Billboard Hot 100, “Praying For Time” foi a primeira composição do tipo lançada pelo artista
Freedom ‘90
O “‘90” no título da faixa foi introduzido para que ela não fosse confundida com o single da dupla “Wham!”, intitulado “Freedom”. A música atingiu o 8 ° lugar na Billboard Hot 100 em 1990.
Jesus To A Child
A música foi escrita por Michael e lançada em 1996 em homenagem a seu ex-parceiro, o brasileiro Anselmo Feleppa, que havia falecido em 1993. A cada vez que o ex-Wham! performava a canção ao vivo, dedicava-a a Feleppa. “Jesus To A Child” alcançou a 7ª posição na Billboard Hot 100.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO