Guitarrista do ABBA Lasse Wellander morre aos 70 anos
Tocou em grandes sucessos da banda como ’Knowing Me, Knowing You’ e ‘The Name of the Game’
Publicada em
O guitarrista de longa data do ABBA Lasse Wellander faleceu aos 70 anos na última sexta-feira (07), vítima de câncer. A informação foi divulgada pela família do músico através da sua página oficial do Facebook. De acordo com o comunicado, ele tinha sido diagnosticado recentemente com um câncer com metástases.
Nesta segunda-feira, o perfil do grupo sueco fez uma postagem homenageando o músico. "Lasse foi um amigo querido, um cara engraçado e um guitarrista excelente. A importância de sua criatividade no estúdio, assim como seu trabalho de guitarra sólido no palco foi imensa. Lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do Abba. Ele fará muita falta e nunca será esquecido", coloca a nota da banda.
Lasse já participou em mais de 24 faixas do ABBA. Quando era criança na Suécia, ele começou sua história com o violão. Em outubro de 1974, ele começou a fazer parte do grupo que seria um dos maiores do planeta, junto com Agnetha Fältskog , Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad. O ABBA já tinha estourado nesse mesmo ano, quando ganhou o festival Eurovision com “Waterloo”.
Logo que entrou, ele se tornou o guitarrista principal nas gravações dos álbuns do grupo. Também os acompanhou em turnês nos anos de 1975, 1977, 1979 e 1980, segundo o site da banda.
CONFIRA A MATÉRIA DE ANIVERSÁRIO DA INTEGRANTE DO ABBA: AGNETHA FÄLTSKOG COMPLETA 73 ANOS
Em 1976, tocou na “Knowing Me, Knowing You”, uma das faixas de maior sucesso do “Arrival”, o álbum do grupo que vendeu mais de 10 milhões de cópias. Além disso, participou de outros hits como “Take a Chance on Me,” “The Name of the Game,” and “Voulez-Vous,”. Depois, em 1999, ele participou na criação do musical “Mamma Mia”, e posteriormente nas adaptações do cinema, que tem como as personagens principais a Amanda Seyfried e Meryl Streep.
Ao longo de sua carreira, ele foi prestigiado pela Real Academia Sueca de Música e, anos depois, ganhou um prêmio especial da União dos Músicos Suecos Studioräven por seu trabalho como músico em estúdio. O guitarrista tem uma gigantesca importância no cenário da música devido a sua contribuição criativa nos projetos de estúdio (principalmente para o ABBA) e seu trabalho sólido de anos.
Veja também:
#TBT: 50 ANOS DOS DISCOS ‘RED’ E ‘BLUE’ DOS BEATLES
MONTREUX JAZZ FESTIVAL: LIONEL RICHIE E NILE RODGERS SÃO ATRAÇÕES CONFIRMADAS
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO