#TBT: 50 anos dos discos ‘Red’ e ‘Blue’ dos Beatles
Saiba mais do projeto que foi lançado após o término da banda
Publicada em
O mês de abril é cheio de altos e baixos para os fãs dos Beatles. Em 1970, no dia 10 de abril, foi anunciado publicamente sua separação. Depois, também em abril de 1973, foram lançadas as coletâneas que ficaram conhecidos como o “Red” e “Blue”. E, quando o assunto se trata desses dois, todos os fãs da banda chegam num acordo: esse é um dos melhores, mais completo, mais extenso e representativo material deles.
Com o nome oficial de “1962-1966" e “1967-1970”, esses projetos se tornaram um dos álbuns de ‘grandes sucessos’ mais influentes na história. O objetivo era celebrar a magia que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr criaram ao longo da curta trajetória juntos.
Além disso, esses lançamentos alimentaram a expectativa de muitos fãs da época de um possível retorno do quarteto. Quando foi lançado em 1973, os LPs entraram no topo das paradas do Reino Unido e nos Estados Unidos, marcando o terceiro lugar na Billboard Top LPs & Tape. Os jovens se mantiveram no mercado, mesmo separados, e isso serviu para os apresentar para um novo público.
Mas não foi só um ‘novo público’ da época, não. Se quiser apresentar o trabalho do grupo para pessoas hoje, é possível. Passando em ordem cronológica, o compilado é de 54 canções que retratam fielmente os Beatles. Então, conseguem ganhar o coração de fãs antigos e cativar o dos novos.
Nas capas, é interessante observar e comparar a figura de cada um no início e final da trajetória como os Beatles. A imagem do vermelho é a mesma de “Please Please Me” (1963), primeiro disco do grupo. A do azul é a foto de capa feita para o que seria o álbum de 1970, “Get Back”, que posteriormente se transformou no “Let It Be”. Essa segunda imagem foi feita por Linda McCartney, a pedido de Lennon.
Quando o mesmo foi questionado sobre os discos, ele afirmou que se envolveu em duas decisões: fez questão de George Martin ser o produtor musical e escolheu as capas. Outro Beatle que ajudou a organizar foi Harrison. “George tomou as decisões de escolha do material dos álbuns mais que qualquer um de nós”, afirmou John.
Contudo, há boatos que, na época, nenhum dos membros ficou muito feliz com o lançamento, especialmente John e Paul. Mas, mesmo com o desinteresse deles, o mundo todo se empolgou (e muito!) com o Vermelho/Azul.
Veja também:
ANIVERSÁRIO MARVIN GAYE: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1
'JUST THE WAY YOU ARE': BARRY WHITE ENCONTRA O SOUL EM BILLY JOEL
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO