Mick Jagger Completa 79 Anos: Confira A Trajetória Do Cantor
Rolling Stones, carreira solo e até filhos brasileiros marcaram a vida do cantor
Publicada em
Mick Jagger sempre será um jovem. O fundador dos Rolling Stones teve uma carreira marcante e inigualável. Canto singular, danças únicas e 60 anos de carreira com os Stones e 37 de carreira solo. Mick Jagger é um presente para a música.
Estudante de economia, Jagger largou o curso e chamou Keith Richards para montar a banda que marcaria sua vida e a música do mundo todo. Depois de sua apresentação de estreia no Marquee Club, foram só sucessos.
Rolling Stones
Com os Rolling Stones foram 26 discos de estúdio e 34 ao vivo. Quando a banda começou, Jagger estava ao lado de Brian Jones, Keith Richards e Charlie Watts. Hoje, depois de algumas mortes e saídas, apenas Richards continua na banda - que também recebeu Ronnie Wood.
Algumas canções marcaram a banda e provaram que Jagger também é um grande compositor. Nas muitas parcerias com Keith Richards, onde o vocalista escrevia a letra e o guitarrista a melodia.
“Satisfaction” é um grito de rebeldia da juventude que, imersa em tédio, não consegue achar satisfação na vida. Seja no carro, em casa ou no trabalho, o eu lírico de Jagger sempre estava insatisfeito.
“Angie” é uma amostra do lirismo de Mick Jagger. A canção de amor com o timbre espanhol do violão de Keith mostra o romântico do grupo. Jagger escreveu uma letra que varia entre declarar o amor e motivos para acabar a relação.
Mick Jagger solo
A carreira solo de Jagger começou com o lançamento de “She’s The Boss”, em 1985. Compondo desde 83 para o projeto, o cantor teve ajuda de músicos como Jeff Back, Pete Townshend e Herbie Hancock.
“She’s The Boss” trouxe a música que mais marcaria sua carreira solo. “Hard Woman” já revolucionava com seu clipe que misturava animação e o próprio Mick Jagger, uma revolução para a época.
Confira o clipe
A comparação com os Rolling Stones foi inevitável, mas Jagger entregou um cantor romântico bem diferente do roqueiro dançarino. Uma balada com guitarras agudas que muito lembram Bryan Adams e batidas que mascaram os anos 80 mostram a cara da faixa.
A letra sobre tentar conquistar uma “mulher difícil” é bem escrita para a voz de Jagger, com poucos agudos, mas graves constantes.
Confira nosso letra e tradução
Quando Mick Jagger contou para a banda que aceitaria a proposta de ter um álbum solo Keith Richards se incomodou. Mas depois de muita conversa tudo foi acertado. Alguns anos depois, em 1988, o guitarrista lançaria seu trabalho solo “Talk Is Cheap”.
Brasil: shows e filhos
Mick Jagger e o Brasil não podiam ter uma relação mais próxima. Foi por aqui que o cantor conheceu a apresentadora Luciana Gimenes, mãe de seu filho Luccas Jagger. Além de ter sido o palco de apresentações marcantes.
Copacabana, 2006, provavelmente foi a maior apresentação da banda no Brasil, ou em toda sua carreira. O show fez parte da turnê Bigger Band. A entrada era gratuita, mas diversos restaurantes e barcos cobraram por um lugar especial para assistir à apresentação. Preços chegavam a 200 reais por uma mesa e 300 por um catamarã.
Estimasse que ao logo da praia 1,5 milhão de pessoas viram Mick Jagger cantando. Foram destacados 10 mil policiais para fazer a segurança do evento. O palco tinha 24 metros de altura, 70 metros de largura e, junto a outros itens, custou 2,5 milhões de dólares. Ao longo da areia havia 16 torres de som com telões.
Mick Jagger chega aos 79 melhor que muitos rockeiros de 20. Dançando durante todos os shows, cantando cada vez mais e melhor, compondo, lançado músicas e fazendo turnês longas. Jagger já nos entregou muito, e esses 79 anos (60 de carreira) passaram muito rápido. Jagger envelhecer é um crime contra a cultura, por favor fique jovem para sempre. O mundo agradece pelo o que já entregou e pelo o que ainda virá.
Veja também
SALA DE BATE PAPO