Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Rolling Stones estrearam 60 anos atrás, em 12 de julho

O show aconteceu no Marquee Club, em Londres – importante casa de shows para a história da banda

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Rolling Stones para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Rolling Stones para photoshoot.
Ver comentários

Publicada em  

Os Rolling Stones são uma das poucas bandas a ter 60 anos de carreira. Em 12 de julho de 1962 a banda fez sua primeira apresentação no Marquee Club, na Oxford Street, em Londres. Os Stones substituíram o grupo Blues Incorporated nas apresentações na casa.

rolling stones cantando no palco da marquee club
Toque para aumentar

Alex Kroner era o guitarrista da Blues Incorporated e conseguiu levar sua banda para a BBC Radio no programa Jazz Club. Kroner, então, chamou alguns músicos que procuravam uma oportunidade. Mick Jagger, Brian Jones, Keith Richards, Ian Stewart e Dick Taylor aceitaram a chance e assim os Rolling Stones deram os primeiros passos. Depois de meses com bateristas rotativos, Charlie Watts entrou no grupo.

Chamando a atenção de todos por suas performances icônicas, Jagger chegou a declarar: “Espero que não pensem que somos uma banda de rock n’ roll”. Com o tempo, Jagger pagou a língua e os Stones aceitaram que são roqueiros, mesmo sem abandonar o blues.


Primeiro Show

Para conseguir fazer a primeira apresentação, os jovens pegaram dinheiro emprestado com o pai de Jagger e alugaram um equipamento de som. A banda tocou 18 músicas, segundo Keith Richards em sua biografia “Life” (Vida). O guitarrista ainda relata qual foi o setlist da apresentação;

“Kansas City”

“Baby What’s Wrong”

“Confessin’ the Blues”

“Bright Lights, Big City”

“Dust My Broom”

“Down the Road Apiece”

“I’m a Love You”

“Bad Boy”

“I Ain’t Got You”

“Hush-Hush”

“Ride ‘Em on Down”

“Back in the U.S.A.”

“Kind of Lonesome”

“Blues Before Sunrise”

“Big Boss Man”

“Don’t Stay Out All Night”

“Tell Me You Love Me”

“Happy Home”

Na década de 70, os Stones voltaram ao Marquee para um show de comemoração dos 10 anos da banda. Confira um trecho da apresentação:

60 anos, ou será que não?

“Foi há tanto tempo! Alguns de nós ainda estamos aqui, mas é um grupo muito diferente daquele que tocou todas aquelas décadas atrás”, disse Jagger. O vocalista tem toda a razão no que disse. Hoje, os Stones contam apenas com ele e Keith Richards da formação original e, somados à Ronnie Wood, formam os Rolling Stones – além dos músicos de apoio para os shows.

Os artistas dizem que sentem ser uma trapaça dizer que a banda completa 60 anos se não são todos os integrantes originais. “Tentei descobrir quando foi o primeiro de Charlie, e nenhum de nós consegue se lembrar e ninguém realmente sabe. Mas é uma conquista incrível, e acho que é fantástico e você sabe que estou muito orgulhoso disso”, declarou Jagger. Mas é inegável que a alma dos Stones sempre esteve presente ao longo dos anos.


Sixty: Stones Europe 2022

cartaz sixty com ligua dos stones
Toque para aumentar

Para comemorar os 60 anos de carreira, os Rolling Stones entram em um tour pela Europa. Os shows acontecerão em Madri, Monique, Liverpool, Amsterdam, Bern, Milão, Londres, Bruxelas, Vienna, Lyon, Paris e Estocolmo.

Serão 14 shows que começaram em 1 de junho. No lugar de Watts, o baterista Steve Jordan foi convidado para se juntar a banda. A banda prometeu clássicos e faixas inesperadas e uma nova produção de palco.

datas de shows da tournê Sixty
Toque para aumentar

No show de abertura em Madri, Mais de 53 mil pessoas lotaram o estádio Wanda Metropolitano. Vídeos de homenagem a Watts foram exibidos. “Essa é nossa primeira turnê sem o Charlie, sentimos muita falta dele”, disse Jagger antes de cantar “Sad, sad,sad”.

Os Stones também homenagearam o povo ucraniano que sofre com os males da guerra com a faixa “Gimme Shelter”.

Playlist Rolling Stones

Vamos então ouvir as grandes canções do Rolling Stones

1) Angie

Angie é parte do disco “Goats Head Soup” de 1973 e depois de anos passou por uma edição inédita. Por trás da canção, existe uma longa história vivida por um dos guitarristas ao enfrentar uma crise de abstinência.

Ao longo de anos, existiu a dúvida e boatos de que a canção foi escrita devido a outros fatores, mas na verdade ela foi escrita durante esse período, um dos piores na vida de Keith e não para a primeira mulher de David Bowie como alguns acreditam. Em décadas, a canção se tornou a canção mais famosa do grupo, não poderia ficar de fora da nossa playlist e inicia ela da melhor forma.

2) Worried about you

Dessa vez, trouxemos uma música do álbum “Tattoo You” lançado em 1981. A faixa foi uma das compostas pela dupla Mick e Keith, que em primeiro momento foi produzida para Black and Blue e gravada na Holanda.

Durante a execução da canção Mick acompanha guiando os vocais e o piano elétrico junto a Richards apoiando nos vocais no refrão. Simultâneamente, Perkins e Richards performam com a guitarra, Charlie na bateria e Bill no baixo. A cada segundo o grupo não deixa a desejar com harmonia e talento.

3) Hard Woman (Mick Jagger)

No terceiro lugar escolhemos uma música solo de um dos integrantes da banda, Mick Jagger. Desde muito jovem sempre foi pautado pela música e aos 14 ganhou seu primeiro violão que se tornou um grande companheiro em várias horas do dia. Suas maiores influências saíram do Blues e anos depois de colecionar inúmeros álbuns de nomes como Muddy Waters, ele virou o líder de uma das maiores bandas do mundo, que em sua conta venderam mais de 240 milhões de discos nas seis décadas de vida.

Em “Hard Woman” o cantor entregou uma música muito boa que ao longo dos versos conversa com o relacionamento com uma mulher difícil de ser conquistada mesmo após diversas tentativas.

4) Paint it black

Inicialmente, essa canção chegou ao público como um single solo mas na versão para os Estados Unidos do álbum “Aftermath”, ela foi escolhida como a primeira faixa a integrar a produção em maio de 1996.

Como de costume, a banda atingiu mais um feito com o seu lançamento, se posicionando em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e na UK Singles Charts simultâneamente. Dessa vez, além da dupla Mick e Keith, Brian também participou da composição e sua maior contribuição ficou na parte do solo de guitarra logo no início da música.

5) Miss you

Seguindo o mesmo padrão da canção anterior, “Miss you” também foi a primeira faixa de um dos álbuns da banda, “Some Girls” e escrita pela dupla dinâmica. Novamente ela garantiu o lugar do grupo nas maiores paradas dos EUA e UK. Da mesma maneira, a canção se tornou a oitava do grupo a ser o principal single nos Estados Unidos em 78.

Além disso, o legado deixado por ela foi tão grande que após seu lançamento diversos grupos como o Rolling Stones, produziram um remix dela, que também se tornou uma febre.

6) Ruby tuesday

Poucas pessoas sabem, mas Brian Jones aprendeu piano desde criança por conta de sua mãe, que era professora do instrumento na igreja em que a família frequentava e para compor essa canção, ele usou desses conhecimentos transmitidos e ensinados pela mãe para escrever.

Paradoxalmente, nesse mesmo período ele passava por desafios enormes com vícios e ainda assim se dedicava a produzir a todo custo. Nessa música, a melodia foi tão impactante que Keith, seu colega de grupo acabou escrevendo duas versões e ao finalizá-las, dedicou a sua namorada, Linda.

Confira: Como a mesma música conta histórias diferentes ao redor do mundo

7) Can’t be seen

“Can’t be seen” não poderia ficar de fora da nossa playlist e com certeza fica com o sétimo lugar. A faixa compõe o décimo nono álbum no Reino Unido lançado em 89 pela Columbia Records. Uma das partes mais emocionantes da canção é o breve solo de guitarra na introdução que impacta quem escuta e em seguida entra em harmonia com a vocais dos cantores.

8) You can't always get what you want

Em 2004, “You can’t always get what you want” foi nomeada como a 100ª melhor música de todos os tempos pela revista de mesmo nome. Sua produção se diferiu um pouco das demais mas ao mesmo tempo ainda sim seguia o fio condutor de outras ao ser produzida quando os integrantes passavam algum tempo em seus quartos.

Nela, ocorreram algumas dificuldades pelo fato que Charlie não estava bem para tocar as batidas e seu colega Jimmy ficou com essa tarefa. Ao longo dos versos, os cantores retratam alguns temas como suas experiências amorosas e política ao mesmo tempo.

9) Jumping jack flash

No próximo mês de maio, completará exatos 54 anos que o Rolling Stones lançou o single “Jumping Jack Flash” no Reino Unido. A história dessa música denota muito da amizade entre os membros do grupo, pois ela foi escrita na casa de campo de Keith em uma noite em que eles passaram curtindo juntos a noite toda sentados no sofá e ao mesmo tempo compondo alguns versos.

10) Let’s spend the night together

Para finalizar nossa playlist, a canção número 10 da nossa lista será "Let 's spend the night together”. Novamente, os maiores compositores, conhecidos como a dupla dinâmica, Mick e Keith, também assinaram na escrita da canção e trouxeram ao mundo uma música que vendeu milhões de cópias pelo mundo.

Seu impacto foi tão importante que muitos artistas grandes regravaram a canção e dentre eles está David Bowie.

Aos 60 anos, Rolling Stones ainda tem muito para oferecer e muitas pedras para rolar.

Veja também

DIA DO ROCK: OS MAIORES SUCESSOS DO GÊNERO NA ANTENA 1

DIA DO ROCK: RELEMBRE GRANDES BANDAS DO GÊNERO

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOW DE LADY GAGA EM COPACABANA REPERCUTE NA IMPRENSA INTERNACIONAL

SHOW DE LADY GAGA EM COPACABANA REPERCUTE NA IMPRENSA INTERNACIONAL

Na noite de 3 de maio de 2025, Lady Gaga realizou um show gratuito histórico na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo entre 2,1 e 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativas da organização. A apresentação tornou-se o maior espetáculo da carreira da artista e um dos maiores da história da música mundial.

Com esse feito, Gaga superou o público de Madonna no mesmo local em 2024 — estimado em cerca de 1,6 milhão —, mas ainda ficou atrás de Rod Stewart, que reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas na virada do ano de 1994 para 1995, também em Copacabana. Vale lembrar que o show de Stewart ocorreu no Réveillon carioca, evento que tradicionalmente atrai milhões de espectadores para a orla, o que contribuiu para os números históricos.

Operação “Fake Monster” Frustra Tentativa de Atentado

Horas antes do evento, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagraram a operação “Fake Monster”, que desmontou um plano de atentado com explosivos improvisados durante o show. Dois suspeitos foram detidos: um adulto no Rio Grande do Sul, por posse ilegal de armas, e um adolescente no Rio de Janeiro, investigado por armazenar pornografia infantil.

Segundo autoridades, o grupo envolvido promovia discurso de ódio, automutilação e violência contra a comunidade LGBTQIA+, além de recrutar jovens pela internet usando perfis falsos inspirados na fanbase da cantora. A ação policial foi mantida em sigilo até após o show para evitar pânico, e Lady Gaga só foi informada da ameaça depois da apresentação.

Repercussão Internacional: Público Histórico e Ameaça Frustrada Ganham Manchetes

A magnitude do show e a tentativa de atentado frustrada repercutiram fortemente na imprensa internacional, tanto pelo aspecto cultural quanto pelo risco evitado.

Sobre o show

O site da Billboard destacou:

“Lady Gaga realizou o maior show solo de sua carreira e o maior já feito por uma mulher na história da música mundial” (LINK).

A CNN International escreveu:

“O espetáculo gratuito de Gaga à beira-mar, com mais de 2 milhões de presentes, transformou Copacabana em uma rave global. Foi um tributo à diversidade, à inclusão e à força da música ao vivo.” (LINK)

O jornal britânico The Guardian afirmou:

“Lady Gaga fez história no Brasil com um dos maiores concertos já registrados. O público superou o de Madonna em 2024, consolidando o país como palco favorito das divas do pop.” (LINK)

Sobre a ameaça frustrada

A revista Vanity Fair destacou a operação com o título:

“Plano de bomba é frustrado antes de show histórico de Lady Gaga no Rio”, escrevendo: “Autoridades brasileiras identificaram uma célula online de extremistas que usavam identidades falsas para se infiltrar em comunidades de fãs. A ação foi rápida e silenciosa, impedindo o que poderia ter sido uma tragédia em massa.” (LINK)

O Pitchfork complementou:

“Os suspeitos mantinham perfis falsos inspirados em fãs de Gaga para atrair menores para ataques coordenados. A operação evitou o que poderia ser o pior ataque em um evento musical desde o atentado em Manchester, em 2017.” (LINK)

Já o tabloide britânico The Sun trouxe um tom mais emocional, destacando a fala da artista:

“Após saber da ameaça, Gaga teria chorado nos bastidores e dito: ‘O amor venceu outra vez. Obrigada, Brasil.’” (LINK)

Manifestação nas redes e comunicado oficial

Após o show, Lady Gaga usou suas redes sociais para agradecer o carinho do público brasileiro e, ao tomar conhecimento da ameaça frustrada, fez uma publicação emocionada:

“Brasil, eu não tenho palavras. Vocês me deram a noite mais linda da minha vida. Obrigada por me protegerem com tanto amor. Meu coração está com vocês para sempre. Amor vence.”

Horas depois, sua equipe divulgou um comunicado oficial sobre o incidente:

“A equipe da artista expressa profunda gratidão às autoridades brasileiras pela pronta e eficaz atuação. O bem-estar de todos os fãs é nossa prioridade máxima. Lady Gaga foi informada da ameaça somente após a apresentação, a fim de preservar a segurança do evento.”

Um Evento Histórico em Todos os Sentidos

Com um público recorde, um repertório repleto de hits e um cenário monumental à beira-mar, o show de Lady Gaga em Copacabana entrou para a história como um dos maiores eventos musicais já realizados. Ao mesmo tempo, a eficácia das forças de segurança brasileiras ao impedir um possível atentado mostra o grau de complexidade envolvido na organização de eventos dessa magnitude.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. tbt rolling stones estrearam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.