Neil Young se recusa a fazer shows por causa da Covid-19
Artista declara que não se sente pronto para voltar aos palcos
Publicada em
Para muitas pessoas, a vida como era antes da Covid-19 já voltou. Para outros, um “novo normal” foi construído a fim de voltar à rotina dentro das possíveis medidas. Inclusive, para Neil Young, nada mudou desde que o vírus começou a afetar a população mundial.
O músico lendário já havia se posicionado anteriormente, dizendo que acreditava não ser seguro fazer shows enquanto o vírus continuar circulando. Mesmo atualmente, em 2022, com um plano de vacinação e grandes eventos acontecendo ao redor do mundo, ele mantém sua posição - ainda que tenha saudades de se apresentar.
Toda sua declaração foi divulgada através do site oficial de Young, após ser questionado por um fã sobre a possibilidade de um show no Farm Aid deste ano.
O evento de caridade, organizado há tempos por Neil junto com Willie Nelson, John Mellencamp, Dave Matthews e Margo Price, vai acontecer em 24 de setembro de 2022 e contava com o nome de Young entre as atrações.
Porém, ele esclareceu que não será irá comparecer:
“Eu não estarei no Farm Aid deste ano. Eu não estou pronto para isso ainda. Eu não acho que é muito seguro na pandemia. Eu sinto muita falta”.
Totalmente compreensível a posição do cantor, pois nos Estados Unidos a média diária ainda tem sido de centenas de milhares de casos de Covid-19, ainda que a taxa de mortalidade tenha sido bastante reduzida pela vacinação.
Shows do astro
Como o cantor já se pronunciou, agora é preciso aguardar até que ele se sinta confortável para a volta aos palcos. Até lá, reavivamos a lembrança de seu último show aberto ao público - que aconteceu no dia 14 de setembro de 2019, há exatos 3 anos atrás.
Para matar as saudades dos seus fãs, vamos conferir o setlist da sua última (e memorável) apresentação:
- Sugar Mountain
- I Am a Child
- Comes a Time
- Heart of Gold
- Old Man
- Rainbow of Colors
- I Do
- Eternity
- Green Is Blue
- Only Love Can Break Your Heart
- Tell Me Why
- War of Man
- New Mama
- Harvest Moon
Bônus:
15. The Losing End
Falando sobre seus shows históricos, trouxemos a transmissão de um dos seus concertos famosos em 1971, relembre:
Um pouco mais sobre Neil Young
O cantor, compositor e guitarrista canadense, nascido em Toronto no dia 12 de novembro de 1945, é considerado por muitos o músico mais influente e prolífico de todos os tempos. A Carreira de Neil Young, iniciou-se integrando o grupo Minah Byrds, do qual também fazia parte o cantor Rick James.
No início de 1969, Young lançou seu primeiro trabalho solo, autointitulado, com a Reprise Records. Sua fusão de folk, country e rock começavam a se mostrar mais popular quando foi convidado por Stills para integrar o recém-criado Crosby, Stills & Nash, que a partir da entrada do músico virou Crosby, Stills, Nash & Young.
Sempre disposto a surpreender, posteriormente o músico canadense preferiu lançar novos trabalhos de sonoridade mais crua e roqueira, o álbum After The Gold Rush, proporcionou um grande avanço comercial e contém alguns de seus trabalhos mais famosos, incluindo “Tell Me Why”, “Don’t Let It Bring You Down” e a faixa-título “After The Gold Rush”.
Até o final dos anos 70, o artista continuou lançando clássicos como Come a Time e Rust Never Sleep, que garantiu inúmeros prêmios a ele. Na década de 80, viveu uma entressafra terrível, com discos irregulares e marcados pela mal qualidade, vivendo altos e baixos em trabalhos divididos entre rockabilly, som eletrônico e country tradicional.
Em 1989, o cantor lançou o single “Rockin ‘In The Free World”, alcançando o segundo lugar nas paradas de rock dos Estados Unidos e voltando a ter destaque no meio musical.
No ano de 2006, o artista lançou Living With War, um álbum de protesto quanto ao sofrimento causado pelas guerras e em específico a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. O artista politicamente engajado, também é um ativista ambiental o que reflete em muitas de suas músicas.
O cantor se mantém ativo até os dias atuais e planeja lançar dois títulos em 2020, Way Down In The Rust Bucket e Greendale Live, ambos classificados por Young como projetos do coração. Os projetos capturam momentos diferentes da musicalidade do artista.
Não se esqueça de ouvir o hit de Neil Young que toca aqui na programação:
Veja também: BEATLES: HÁ 58 ANOS, HARD DAY’S NIGHT LIDERAVA AS PARADAS
SALA DE BATE PAPO