Saiba como Lana Del Rey escondeu seu passado para virar uma estrela
Pelo fracasso de Lizzy Grant, a cantora mudou seu nome e personalidade
Publicada em
Poucos artistas poderiam manter seu estilo após uma década de mudanças no mundo da música e ainda causar uma grande repercussão. Lana Del Rey certamente é um deles. A artista, que possui estilo característico ao celebrar a cultura estadunidense da década de 1960, passa ano após ano de sua carreira provando como seu estilo e sua música continuam presentes em 2024 e prometem ser atemporais. Mas nem sempre foi assim.
Quando a cantora, que na verdade se chama Elizabeth Grant, começou a se apresentar em baladas ao redor de Nova Iorque, ela não tinha confiança e muito menos uma identidade definida. Lana, inclusive, já foi apresentada no início de shows por vários nomes artísticos diferentes, como: The Phenomena, May Jailer, Lana Del Mar, e até Sparkle Jump Rope Queen.
Depois de tantas mudanças, Elizabeth escolheu Lizzy Grant para ser sua identidade. Mas esse nome não conseguiu levá-la muito longe. Ainda tem alguns pequenos rastros de seu passado na internet, incluindo um vídeo de junho de 2009 que mostra uma versão casual e jovem da grande artista que conhecemos. Durante a apresentação, fica claro como ela parecia tímida e falava em um tom inseguro em frente a uma plateia que a enchia de aplausos.
Ela era como a centena de jovens artistas que buscam a sorte grande nas baladas e bares da cidade grande, apenas esperando para serem notados por alguém importante. Afinal, foi assim que grandes nomes como Bob Dylan e Lady Gaga se tornaram as lendas que são. Mas isso nunca aconteceu com Lizzy Grant, já que seu primeiro e único álbum “Lana Del Rey a.k.a. Lizzy Grant” (2010) foi um fracasso e sumiu praticamente sem deixar vestígios.
O curioso é que apenas um ano depois, quando refizeram toda a personalidade da cantora, adicionaram preenchimento nos lábios e cirurgias no rosto, e mudaram seu nome para “Lana Del Rey”, ela virou um hit no Youtube com o videoclipe vintage com aparência caseira da música “Video Games” do dia para a noite.
Apesar de algumas pessoas terem se sentido vítimas do seu truque na época, Lana estava apenas colocando em prática um dos truques mais velhos da história: a criação de uma persona de palco. Nomes como David Bowie, Madonna e Lady Gaga são clássicas referências disso. E no caso de Lana, a persona foi estilizada como uma “Nancy Sinatra gangster”, prestando homenagem aos fashionistas e ao glamour do showbiz. “Eu acredito que Lana Del Rey é fabricada. Quando Lizzy Grant lançou um álbum ele falhou, então ela se reinventou e funcionou”, disse o jornalista Noah Levy.
Em vez de ser uma pessoa de fora lutando por reconhecimento, a cantora é na verdade filha de um pai milionário que apoiou sua carreira. As pessoas suspeitavam da forma como o álbum fracassado de Lizzy Grant e todos os seus sites de mídia social pareciam ter sido apagados da Internet pouco antes de Lana aparecer. E desde então, há muita especulação sobre quando exatamente ela se uniu à sua gravadora atual, a Interscope, e quanta influência seus profissionais de marketing experientes podem ter colocado em seu ressurgimento.
Veja também:
A ICÔNICA APRESENTAÇÃO DE LANA DEL REY NA PRIMEIRA NOITE DO COACHELLA 2024
LANA DEL REY DOA O CACHÊ DE TODOS OS SEUS SHOWS
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO