VMA 40 anos: confira os artistas mais premiados na história da cerimônia
Beyoncé, Lady Gaga, Peter Gabriel e muito mais
Publicada em
Em 2023, o MTV Video Music Awards chega a sua 40ª edição. Desde 1984, a premiação celebra os maiores feitos do audiovisual na indústria musical e surgiu como uma alternativa jovem para o tradicionalismo do Grammy Awards.
Então, para comemorar as quatro décadas do VMA, a Antena 1 traz os artistas que mais venceram categorias na história da premiação, além de outros momentos do evento que marcaram a história do Pop; confira.
Os cinco artistas mais premiados da história do MTV Video Music Awards
Peter Gabriel
Com 13 vitórias, Peter Gabriel é o quinto artista que mais venceu categorias na história do VMA. O ex-integrante da banda Genesis é o musicista mais velho do ranking e traz a representatividade do movimento New Wave em uma premiação dominada pelo Pop.
Taylor Swift
O quarto lugar fica com ela, que é um dos maiores nomes do Pop da atualidade: Taylor Swift. Com apenas 20 anos, a artista debutou na premiação, vencendo a categoria de Melhor Videoclipe Feminino, por “You Belong With Me” e de lá para cá, já levou 14 estatuetas para casa.
Lady Gaga
Com uma diferença de quatro estatuetas de sua sucessora, Lady Gaga é a terceira artista mais premiada da história do VMA. Ao longo de sua carreira, a cantora já venceu 18 vezes.
Além disso, Gaga deixou sua marca na premiação quando, em 2010, conquistou sete estatuetas com o hit “Bad Romance”.
Madonna
O segundo lugar do ranking fica com a verdadeira rainha do Pop: Madonna. A artista foi indicada logo na primeira edição do VMA e hoje, quase 40 anos depois, acumula o impressionante montante de 20 estatuetas.
Beyoncé
Por fim, o primeiro lugar é de Beyoncé. Ao longo de sua brilhante carreira, nossa Queen B arrematou o impressionante marco de 28 vitórias no VMA.
Logo com seu primeiro projeto solo, a artista venceu quase todas as categorias em que foi indicada e foi construindo seu império como rainha do MTV Video Music Awards.
Para além dos prêmios e das categorias, o palco do VMA também testemunhou momentos marcantes que entraram para a história da indústria musical. Assim, é impossível não rememorá-los e citá-los como menção honrosa.
O vestido de carne de Lady Gaga
Um dos momentos mais icônicos de Lady Gaga e da própria história do Pop foi sua aparição no tapete vermelho do VMA de 2010 com seu visual feito inteiramente de carne crua.
A artista, na época indicada a diversas categorias, foi o centro das atenções e roubou a cena. O vestido de carne foi tão icônico que até hoje é pauta quando o assunto é VMA.
A performance de Britney Spears com uma cobra
Em 2001, Britney Spears deixou todos de boca aberta quando, durante a apresentação de “I’m A Slave 4 U”, dançou e cantou enrolada em uma cobra viva.
A cena causou muita comoção e, segundo a opinião pública, é uma das performances mais icônicas da história do VMA.
O anúncio da gravdez de Beyoncé no palco
Em 2011, Beyoncé chocou a todos com o anúncio de sua primeira gravidez nos palcos do VMA. Após uma performance de tirar o fôlego do hino “Love On Top”, a cantora abriu o blazer que estava usando e revelou a barriga.
Kanye West tira o prêmio de Taylor Swift
Não só de bons momentos vive o VMA. Em 2009, Taylor passou por uma saia justa durante seu discurso de agradecimento. A artista venceu a categoria Melhor Videoclipe Feminino, mas quando subiu ao palco, foi interrompida por Kanye West. O rapper pegou o microfone de sua mão e alegou que Taylor não merecia o prêmio e sim, Beyoncé.
Veja também: ARTISTA DA SEMANA: GEORGE BENSON É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
'I’M NOT IN LOVE', DO 10CC: UMA CANÇÃO DE AMOR?
SALA DE BATE PAPO