#TBT:John Lennon gravava seu último álbum, “Double Fantasy”, em 1980
O disco foi lançado pouco antes da morte do ex-Beatle
Publicada em
#TBT:John Lennon gravava seu último álbum, “Double Fantasy”, em 1980
O disco foi lançado pouco antes da morte do ex-beatle
John Lennon foi assassinado em 1980, mas sua obra nunca morrerá. Em 1980, no ano de sua morte, ele gravou o último álbum, “Double Fantasy”, lançado postumamente.
“Double Fantasy” foi lançado com 14 músicas. Entre elas os hits “(Just like) Starting Over”, “Woman” e “Beautiful Boy (Darling Boy)”. O disco veio depois de um hiato de 5 anos de John Lennon e logo ganhou o Grammy de álbum do ano, além de ter sido nomeado como Best Pop Vocal Performance – Male. O single “(Just like) Starting Over” também foi nomeado à gravação do ano.
O disco foi o mais ouvido nos seguintes países:
- Austrália;
- Áustria;
- Canada;
- França;
- Japão;
- Nova Zelândia;
- Suíça, Reino Unido;
- Estados Unidos
Foram mais de 4 milhões e meio de discos pelo mundo. Foi disco de ouro em 3 países e platina em 5 – sendo 3 vezes nos EUA.
A equipe de gravação do disco foi enorme. Lennon cantou, tocou guitarra, gaita, pianos e sintetizadores. Yoko também cantou e ajudou o marido com as composições. Foram 2 guitarristas, 1 baixista, 2 pianistas, 2 bateristas, 8 instrumentos de sopro e 3 backing vocals.
O álbum mistura músicas de John e Yoko em uma conversa musical e criativa do casal. Mas tiveram dedos de McCartney para que o amigo voltasse a fazer músicas. Os ex-colegas de banda já haviam resolvido suas diferenças e perdoado um ao outro e a admiração voltara. Inspirado pelo lançamento de “Coming Up”, de Paul, Lennon voltou ao estúdio.
A recepção crítica foi enorme. A pior avaliação lhe deu 3 estrelas. Alguns dizem que isso foi um movimento da imprensa causado pela morte de John, mas não se pode negar a qualidade do trabalho do ex-beatle.
As melhores músicas da carreira solo de John Lennon
O artista sempre teve um dom para as artes, demonstrando sensibilidade em sua forma de olhar para o mundo, mas foi, acima de tudo, pela música que ele se apaixonou.
Em homenagem ao artista, a Antena 1 relembra os 10 maiores sucessos da carreira solo do ex-beatle:
Imagine (1971)
A canção foi produzida em parceria com Yoko Ono e lançada em 1971 no álbum de mesmo nome. Imagine foi o single mais vendido da carreira solo de Lennon, tornando-se um hino para a paz.
Regravada por artistas como Madonna, Elton John e Stevie Wonder, a faixa não foi um hit no ano de lançamento, mas após a morte de Lennon Imagine se tornou número um nas paradas ao redor do mundo.
(Just like) Starting Over (1980)
A faixa foi a primeira do último álbum de sua carreira, Double Fantasy, a ser mostrada ao público, pois (Just like) Starting Over, ou “(Apenas Como) Começar De Novo”, primeira música do artista desde 1975, parecia apropriada para quebrar o “jejum musical” de Lennon.
Double Fantasy foi lançado apenas algumas semanas antes de sua morte, em dezembro de 1980.
Woman (1980)
John Lennon escreveu Woman em homenagem à sua esposa, Yoko Ono, e a todas as mulheres. A faixa começa com o cantor sussurrando: "For the other half of the sky", ou “Para a outra metade do céu”, um provérbio chines usado por Mao Zedong, político, teórico, líder comunista e revolucionário chinês. Ao usá-lo Lennon se referia às mulheres.
Whatever Gets You Thru The Night (1974)
A gravação da faixa teve participação de Elton John, que, ao contrário de Lennon, sempre apostou que a música ficaria em primeiro lugar nas paradas - o que aconteceu.
Elton John prometeu que, caso a canção ficasse em primeiro, ele tocaria com o ex-beatle em um de seus shows. Os dois se apresentaram juntos no dia 28 de Novembro de 1974 no Madison Square Garden.
Instant Karma (We All Shine On) (1970)
A faixa foi escrita, gravada e lançada em um período de dez dias, fazendo dela uma das produzidas mais rapidamente na história da música pop. A canção alcançou o top cinco nas paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos, onde se tornou o primeiro single de um dos ex-membros dos Beatles a vender um milhão de cópias.
Mind Games (1973)
A canção foi iniciada em 1969, quando os Beatles ainda estavam juntos, e foi originalmente nomeada de “Make Love, Not War”, um slogan hippie da época. Lennon terminou a música após ler o livro Mind Games: The Guide to Inner Space, de Robert Masters e Jean Houston (1972).
Give Peace A Chance (1969)
O primeiro single solo do cantor virou um dos hinos de sua campanha contra a Guerra do Vietnã (1955-1975). Lennon gravou a canção durante um Bed-in- movimento a favor da paz - com Yoko Ono.
Power To The People (1971)
Power To The People marca o ativismo de Lennon. Ele clama que a paz poderá ser atingida quanto o poder estiver com o povo. A faixa atingiu o número onze na Billboard Hot 100.
Stand By Me (1975)
Na verdade, a canção não foi uma composição de Lennon, mas de Ben E King, cantor de soul e R & B. O ex-beatle fez um cover dela para o seu álbum Rock n Roll.
Happy Xmas (War Is Over) (1971)
A canção também faz parte das produções ativistas de Lennon, em conjunto com Yoko Ono. Lançada em dezembro de 1969, no auge da do movimento anti-Guerra do Vietnã.
A faixa foi lançada e divulgada com um poster preto e branco que dizia “WAR IS OVER! If you want it - Happy Christmas from John & Yoko”, ou “A GUERRA ACABOU! Se você quiser - Feliz Natal de John & Yoko”.
Lennon foi o primeiro ex-beatle a publicar uma canção original de Natal após a separação da banda, em 1970.
Veja também
EDIÇÃO LIMITADA DO MINI COOPER S E CHEGA AO BRASIL
LETRA E TRADUÇÃO: THE MOODY BLUES – TALKING OUT OF TURN
SALA DE BATE PAPO