Viralizou: “Heaven Can Wait” – Michael Jackson
Faixa de 2001 voltou a circular nas redes sociais
Publicada em
O que é que o cantor Michael Jackson e o filósofo alemão Immanuel Kant têm em comum?
Os dois indiretamente reconhecem o tempo e o espaço como os fatores limitantes - e consequentemente primordiais - da existência humana. Ficou confuso? Calma aí que vai ficar mais claro.
Á grosso modo, na teoria de Kant sobre conhecimento, ou seja, como ter certeza que as coisas que sabemos são verdadeiras e seguras, existem algumas formas de experienciar a informação. Uma delas é o entendimento dos objetos em conceitos, como no caso dos conhecimentos científicos, mas esse não é o foco desse texto. Toda informação está presente no livro Crítica da Razão Pura, de 1787.
A outra forma de conhecimento, que precede os conceitos, é a sensibilidade. De acordo com Kant, podemos aprender com as sensações provocadas por um objeto, seja ela sua cor, seu cheiro, sua textura, etc. O pensador argumenta que percebemos todos esses objetos dentro do plano do espaço e do tempo. Por exemplo, se você pensar em um carro, você sabe que ele vai piorando com o passar do tempo e que ele ocupa um certo espaço, certo? Seu funcionamento é estabelecido pelas leis da gravidade, ele não vai existir no vazio. Em outras palavras, o espaço e o tempo são as bases que nos permitem dar sentido ao nosso redor.
Essa a mensagem que o rei do pop passa indiretamente na canção “Heaven Can Wait”, presente no álbum “Invincible”, de 2001. Na letra, Michael canta que, se fosse separado da sua amada, com ela existindo na terra e ele no paraíso, ele não aceitaria essas condições e mandaria os anjos lhe trazerem de volta.
Ou seja, no refrão o cantor reconhece o tempo e principalmente espaço como um dos fatores limitantes do ser humano. Em outras palavras, o espaço e o tempo são as únicas forças que o ser humano não é capaz de dominar e controlar. Entretanto, a paixão de Michael seria tão forte que transcenderia os limites mortais.
Uma mensagem tão aprofundada é o resultado da parceria de MJ com o produtor musical e compositor Teddy Riley. No fundo “Heaven Can Wait” fala sobre a efemeridade da vida humana e como, consequentemente, devemos priorizar o amor no presente.
Veja também:
ANTENA 1 TE PRESENTEIA COM UMA ALEXA DE NATAL
ARLO PARKS LANÇA EDIÇÃO DELUXE DE ‘MY SOFT MACHINE’
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO