Viralizou: “Take on Me” do A-HA está dominando as plataformas digitais
Hit dos anos 80 volta aos holofotes depois de repercutir nas redes sociais
Publicada em
Uma das canções mais populares dos anos 80, “Take on Me” retorna com força por conta do movimento de viralização nas redes sociais! A faixa do A-HA, que 38 anos atrás tornou-se o único single da banda a chegar à liderança no ranking da Billboard, está de volta ao topo das paradas musicais e quase atingindo a marca de 800 mil vídeos que utilizam a introdução de sintetizador como trilha sonora.
É difícil imaginar que o sucesso que apareceu no disco de estreia da banda, “Hunting High And Low” (1985) teve duas gravações iniciais consideradas “fracassos”. Essa história começou em 1982, assim que a banda norueguesa foi formada, pelos membros Paul Waaktaar-Savoy (guitarra), Magne Furuholmen (teclado, guitarra) e Morten Harket (vocais).
Antes de a canção ter a composição que é mundialmente conhecida, ela passou por diversas fragmentações. Seu principal riff de sintetizador foi criado pelo Furuholmen quando tinha apenas 15 anos. Depois, outras partes dela surgiram com o título “Lesson One”, antes de ganhar o título atual.
Após a banda se mudar para Londres, o empresário Terry Slater os encorajou a finalizar algumas canções, incluindo “Take On Me”, e conseguiu um contrato com ninguém menos que a Warner Bros. Records. Produziram uma versão que a banda não ficou satisfeita, porém, como tinha uma dose de pressão em cima deles, resolveram tentar emplacá-la mesmo assim. O single no Reino Unido, chegou à posição de número 137 nas paradas - nada perto do potencial que a canção carregava - e foi um dos piores resultado da banda com qualquer single até hoje.
Então, nesse momento o escritório da Warner nos Estados Unidos resolveu entrar na jogada, já que enxergavam potencial no grupo e investiram tempo e dinheiro para que regravassem o single, desta vez com produção de Alan Tarney.
A canção foi finalizada como a conhecemos hoje e, por conta do revolucionário videoclipe de animação que levou seis meses para ficar pronto, ela se tornou um sucesso gigantesco. As inserções intensas na MTV fizeram a música alcançar o primeiro lugar nos EUA e em segundo no Reino Unido. A canção acabou influenciando tanto os rumos do gênero pop rock, como as produções audiovisuais da indústria.
Veja também:
CURIOSIDADES: CONHEÇA A ÁRVORE GENEALÓGICA DE WHITNEY HOUSTON
RANDY MEISNER: COFUNDADOR DO EAGLES MORRE AOS 77 ANOS
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO