Artista da Semana: Air Supply é destaque na programação
Relembre os maiores feitos da carreira do duo australiano
Publicada em
Air Supply é uma banda de Soft Rock e Pop originária da Austrália. Conhecida por suas baladas emotivas e harmonias cativantes, a dupla formada por Graham Russell e Russel Hitchcock conquistou imensa popularidade nas décadas de 1980 e 1990, deixando uma marca duradoura na cena musical.
Graham Russell e Russell Hitchcock se conheceram em 1975, durante os ensaios da montagem australiana do premiado musical “Jesus Cristo Superstar”. Os dois integravam o elenco e, logo de cara, uma amizade despontou. Desta relação nasceu a semente que gerou Air Supply.
Na época, o musical ficou em cartaz por 18 meses, o que foi tempo de sobra para os amigos se conhecerem melhor e aprimorarem suas técnicas musicais. Após as sessões da peça, a dupla se apresentava em cafés, pizzarias ou qualquer outro lugar de microfone livre.
Desde o começo da carreira, a dinâmica da dupla era muito bem dividida em funções: Graham era o responsável por escrever as letras das canções e Russell dominava a voz principal. Depois de compor uma mini discografia, a dupla gravou algumas músicas em fita cassete e saíram em busca de alguma gravadora disposta a apostar no som dos novatos.
A maioria das respostas foi negativa, mas Air Supply precisava de apenas um feedback positivo e, após uma série de tentativas, a gravadora CBS Records confiou no trabalho da dupla e financiou o seu primeiro single.
A música em questão é "Love and Other Bruises", que foi disponibilizada em outubro de 1976, mesmo mês em que a temporada de “Jesus Cristo Superstar” terminou. A faixa de estreia se popularizou na Austrália e alcançou a sexta posição no Kent Music Report Singles Chart.
Após emplacar a faixa, Air Supply focou em seu primeiro disco. O álbum auto-intitulado foi responsável por alavancar a carreira da dupla e torná-los populares não só na Austrália, mas também no resto do mundo.
Após alguns meses, Air Supply foi convidado a abrir para Rod Stewart, na Austrália e, na etapa norte-americana de sua turnê. A dupla totalizou 50 shows entre Canadá e nos Estados Unidos, em grandes casas de shows, como Madison Square Garden, em Nova York, e o The Fabulous Forum, em Los Angeles.
Presumindo que seriam aclamados como heróis quando voltassem para casa, Graham e Russell ficaram amargamente desapontados ao descobrirem que haviam sido simplesmente esquecidos. Então, se debruçaram nas composições numa tentativa de reativar a sua popularidade.
Das canções desse período, destacam-se "Lost in Love" e "All Out of Love". A primeira foi lançada na Austrália, em 1978, e teve um retorno notável às paradas; o que chamou a atenção de Clive Davis, fundador e presidente da Arista Records. Impressionado, Davis ofereceu imediatamente um contrato de gravação à Air Supply. Então, a canção foi lançada mundialmente em 1980 e logo se tornou um sucesso nos quatro cantos do planeta, liderando rankings musicais em diversos países. Assim como a segunda, que também alcançou o topo das paradas mundiais.
Naquela época, a banda conseguiu uma impressionante sequência de sete singles consecutivos no Top 5, igualando a conquista dos Beatles. Os álbuns como "Lost in Love", "The One that You Love", "Now and Forever" e "The Greatest Hits" obtiveram vendas combinadas de mais de 20 milhões de cópias.
Em 1983, Air Supply gravou “Making Love Out of Nothing At All”, escrita por Jim Steinman, que solidificou o grupo como uma referência permanente na música moderna. A faixa foi incluída no álbum “The Greatest Hits”, que vendeu 7 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.
Com o tempo, as composições românticas de Air Supply tornaram-se verdadeiros hinos, e a figura dos dois músicos cada vez mais influente no cenário musical. Graham e Russell começaram a fazer turnês com produção luxuosa em lugares que poucos artistas haviam se apresentado antes. Além disso, em 1988, eles foram convidados a participar das comemorações do Bicentenário da Austrália e também a se apresentar para o Príncipe Charles e a Princesa Diana, que eram fãs fervorosos.
No ano de 1990, Air Supply registrou o álbum "The Earth Is", ultrapassando a marca de mais de um milhão de cópias vendidas. Este lançamento foi seguido por "The Vanishing Race", acompanhado pelos singles "Goodbye" e "It's Never Too Late", que mais uma vez renderam bons frutos ao atingirem o status de sucesso multi-platina.
Com a virada do século, Air Supply entrou em um período menos criativo quando o assunto é composição de novas faixas. Na primeira década dos anos 2000, a dupla lançou dois álbuns: “Yours Truly”, em 2001, e “Across the Concrete Sky”, em 2003.
No mês de julho de 2005, Graham Russel e Russell Hitchcock celebraram 30 anos de Air Supply. Com gravações e turnês, a dupla lançou o DVD gravado ao vivo, "It Was Thirty Years Ago Today". O projeto estabeleceu recordes de público ao se apresentar em Havana, Cuba, diante de uma plateia de 175 mil fãs.
Em 2010, após um hiato de cinco anos, Air Supply trouxe a sua primeira coletânea inédita: “Mumbo Jumbo”. Por se tratar de um comeback, a comoção do público e crítica em volta do projeto foi gigante. O primeiro single da coletânea, "Dance With Me", ganhou um artigo de destaque na revista Billboard intitulado "Still Supplying The Hits After 35 Years".
A volta dos lançamentos de Air Supply também significou o fechamento da era de músicas inéditas, pelo menos até agora. Em 2019, a dupla lançou “The Lost In Love Experience”, gravado com a Orquestra Sinfônica de Praga, um show instrumental que trazia o melhor da discografia, mas nada inédito.
Atualmente, Graham Russell, com 73 anos, segue dominando a guitarra nos palcos e emocionando com suas composições que entraram para a história. Já Russell Hitchcock, com 74 anos, performa como se o tempo nunca tivesse passado, a voz do astro não mudou em nada.
Próximo aos 50 anos de carreira, Air Supply é uma das únicas duplas na história da música que nunca se separou. Com uma dinâmica que parece perfeita, as músicas do duo permanecem na preferência do público até hoje, e Russell e Hitchcock seguem fazendo shows e voando de país em país, arrastando multidões.
Veja também: 65 ANOS DE MADONNA: A PIONEIRA DA MÚSICA POP
CURIOSIDADES ARTISTA DA SEMANA: SHANIA TWAIN ANTES DA FAMA
SALA DE BATE PAPO