Conheça os álbuns que estão fazendo 50 anos em 2022
De Elton John a David Bowie, álbuns icônicos da indústria musical completam cinco décadas neste ano
Publicada em
Este ano chegou prometendo trazer à tona momentos icônicos do mundo cultural; e a evidência está aqui: a Antena 1 já listou as 10 músicas que completam 20 anos em 2022 e os filmes que completam 20 anos em 2022, mas o ano marca mais um aniversário importante por aqui, os álbuns que estão comemorando 5 décadas de vida! Confira a lista:
Honky Château - Elton John
Em 1972 Elton John estava lançando seu quinto álbum de estúdio, “Honky Châteu”. Pode ser que você não reconheça o nome da coletânea, mas com certeza já ouviu uma de suas músicas mais icônicas: .
Mesmo que a faixa seja a mais conhecida com “Honkey Châteu”, Elton John entregou à história da música uma obra prima, classificado em 2003 pela Rolling Stone como o 357° maior álbum de todos os tempos.
Além disso, a coletânea marca a transição estilística do cantor britânico para seu tão amado rock. Confira a mudança nas faixas do músico ao longo dos anos:
Tiny Dancer - 1971
Bennie and the Jets - 1973
E então, perceberam?
Ouça todas as faixas de “Honky Châteu”:
Talking Book - Stevie Wonder
Casa de "You Are the Sunshine of My Life", single que rendeu o primeiro Grammy Award da carreira de Stevie Wonder, o de Melhor Performance Pop Vocal Masculina, “Talking Book” simboliza o que os fãs do cantor chamam de “Período Clássico” de sua carreira.
Confira a música:
Explorando mais o aspecto artístico das músicas, Wonder abusa de instrumentos com teclas, como teclados, sintetizadores e clanivetes. Confira as canções que incluem os sons e fique atento ao estilo mais “Funk”:
Maybe Your Baby
Superstition
Abaixo você aproveita a jornada completa de “Talking Book”:
The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars - David Bowie
Bowie nunca decepcionou em inovar e surpreender! Em 1972, o personagem fictício Ziggy Stardust, um rockstar mensageiro dos extraterrestres criado pelo próprio cantor, inspirou a obra “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.
O disco, que completa 50 anos em 2022, alcançou o 5° lugar nas paradas do Reino Unido e o 75° na, ranking estadunidense mais conceituado da área. Além disso, ele conquistou a 35ª posição na lista de maiores álbuns de todos os tempos, desenvolvida pela revista Rolling Stones.
Uma das obras mais icônicas, famosas e polêmicas de Bowie, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” ficou marcada na história do artista, muito pela faixa “Starman”, que você ouve abaixo:
Confira a tracklist completa do projeto de Bowie que completa 50 anos em 2022:
Let's Stay Together - Al Green
Um dos grandes sucessos do cantor norte-americano é seu lançamento de 1972, que alcançou o 1° lugar nas paradas soul dos anos 70 e 8° nas de pop.
Se você já ouviu falar de Al Green, já dançou ao som de “Let’s Stay Together”, música que dá nome à coletânea e marcou a carreira do artista, dominando o topo da Billboard Hot 100 e ficando com a 11ª posição na lista de melhores músicas de 1972.
Ouça abaixo:
Pode ser que você também conheça a faixa na voz de Tina Turner - a cantora homenageou o som de Green gravando sua própria versão de "Let's Stay Together”. Clique no play e confira:
Ouça todas as músicas de “Let’s Stay Together”:
Young, Gifted and Black - Aretha Franklin
Sendo uma das maiores cantoras estadunidenses de todos os tempos, Aretha Franklin também tem um LP que completa 5 décadas em 2022, “Young, Gifted and Black”.
A obra chegou a ocupar o 2° lugar na parada R&B da Billboard e rendeu à musicista o Grammy de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B, pela canção homônima. Ouça “Young, Gifted and Black”, uma obra prima de Franklin.
No Secrets - Carly Simon
Popularizando de uma vez por todas o nome de Simon na indústria da música, “No Secrets” permaneceu por cinco semanas no 1° lugar da . Seguindo os passos do álbum, sua música principal, “You’re So Vain”, também alcançou o topo da parada, ocupando a posição por três semanas.
Em 1997, a coletânea foi certificada Platina pela RIAA (Recording Industry Association of America). Confira “No Secrets” abaixo:
Harvest - Neil Young
“Harvest”, álbum de country-rock do cantor canadense Neil Young, foi o mais vendido nos Estados Unidos em 1972, assim, não poderia ficar de fora da nossa lista. Além de ser um sucesso comercial, o lançamento chegou ao topo da Billboard 200 e, em 2015, entrou para o Grammy Hall of Fame.
Da tracklist, dois singles se destacaram: “Old Man” - que alcançou a 31° posição na Billboard Hot 100 - e “Heart of Gold” - que ocupou o primeiro lugar do ranking. Ouça abaixo:
Old Man
Heart of Gold
Relemebre o álbum completo:
Veja também:
Antena 1: conheça o novo aplicativo
SALA DE BATE PAPO