Especial música italiana: conheça o single "Piccola Anima" de Ermal Meta
A Antena 1 relembra o sucesso que hoje comemora 4 anos
Publicada em
Em 10 de novembro de 2017 chegava à todas as rádios italianas o single ‘Piccola Anima’, do albanês naturalizado italiano Ermal Meta.
A canção, feita em colaboração com a cantora Elisa Toffoli, faz parte do segundo álbum de Meta, ‘Vietato Morire’. A terceira faixa do premiado álbum foi escrita e composta exclusivamente pelo cantor e compositor, ganhando também um videoclipe em colaboração com Elisa.
O clipe de música foi filmado no centro da cidade de Priverno, localizada na região do Lácio, e conta a história de um casal que possui almas entrelaçadas. Dessa maneira, a obra provoca o ouvinte a pensar que rumo nossas narrativas tomariam caso nos deixássemos levar pelos sentimentos e sensações de conhecer alguém novo.
Confira o videoclipe:
Um pouco sobre o cantor
O cantor pop Ermal Meta nasceu em 20 de abril de 1981, na cidade albanesa de Fier, e cresceu com a música sendo um elemento indispensável para família. Sua mãe, sendo a primeira violinista da orquestra de Fier, teve muita influência em Ermal, que começou a tocar piano e guitarra com 16 anos. A partir daí, entrou em diversas bandas e até chegou a tocar como guitarrista no festival de Sanremo em 2006.
Em 2007, Meta fundou a conjunto ‘La Fame di Camilla’, que lançou os álbuns ‘La Fame di Camilla’ (2009), ‘Buio e luce’ (2010) e ‘L'attesa’ (2012). A banda logo de cara fez diversos shows ao vivo, participando do Festival de Sanremo em 2010 e do l'Heineken Jammin' Festival, onde tocaram no mesmo palco de grandes nomes, como Stereophonics e The Cranberries.
E, depois de desmanchar o grupo, o artista partiu para uma carreira solo, na qual atuou como compositor para grandes nomes da música italiana, tais como Marco Mengoni Patty Pravo e Lorenzo Fragola. Também produziu a canção ‘Tutto si muove’, para a trilha sonora de uma série televisiva e lançou seu primeiro single ‘Lettera a Mio Padre’.
O ano de 2015 foi emblemático para a carreira do cantor, já que anunciou o single o ‘Odio Le Favole’, apresentando-o no de 2016. Em fevereiro de 2016, Ermal Meta lançou seu primeiro álbum, ‘Umano’, que ficou na 45ª posição de discos mais vendidos da Itália.
No ano seguinte, ‘Vietato Morire’, chegou ao topo das paradas na Itália, alçando o título de mais vendido. Além de outra participação no Festival de Sanremo, o artista ficou em terceiro lugar na categoria grandes artistas e recebeu o Prêmio de Crítica Mia Martin.
Além da canção ‘Piccola Anima’, que hoje completa quatro anos, o dico também incluí as faixas ‘Ragazza paradiso’ e ‘Voodoo Love’.
No mesmo ano, Meta anunciou seu terceiro álbum, ‘Non Abbiamo Armi’, apresentando-o na edição de 2018 do Festival de Sanremo. Ainda no evento, o cantor apresentou uma composição em parceria com o cantor e compositor Fabrizio Moro, intitulada ‘Non mi avete fato niente’. A faixa foi vencedora do mesmo festival e os artistas foram convidados para representar a Itália no Festival Eurovisão da Canção em Lisboa.
Confira o clipe da canção:
DICA ANTENA 1
Mesmo em 2021 o artista permanece ativo e lançou seu quarto álbum, ‘Tribù Urbana’. Seu projeto mais recente inclui o single ‘Un milione di cose da dirti’, apresentado no 71º Festival de Sanremo.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho atual de Ermal Meta, veja o clipe completo de ‘Tribù Urbana’:
Veja também:
ONEREPUBLIC LANÇA O NOVO SINGLE “SUNSHINE” PARA TRILHA DE FILME
“THE LYRICS”: LIVRO DE PAUL MACCARTNEY CHEGA AO BRASIL
SALA DE BATE PAPO