Grammy Garantido para os Rolling Stones com 'Hackney Diamonds'?
Saiba mais sobre a história da banda com a premiação
Publicada em
Os Rolling Stones podem até ser há 6 décadas um dos favoritos do mundo do rock, mas os votantes do Grammy, por outro lado, nunca os mantiveram no topo. Até 1979, 17 anos após a formação da banda, o grupo não havia sido nomeado em nenhuma categoria da premiação. Foi só com o 14º álbum de estúdio da banda, “Some Girls”, que os Rolling Stones receberam a tão esperada primeira nomeação de Álbum do ano.
A dúvida que fica é como foi possível a Academia ignorar completamente álbuns tão clássicos como “Sticky Fingers” e “Exile on Main St.”. Isso sem contar com os singles tão marcantes como “(I Can't Get No) Satisfaction”, “Honky Tonk Women” e “Brown Sugar”.
A verdade é que, nos anos 60 e 70, os votantes dos Grammy eram resistentes ao rock e favoreciam apenas o pop tradicional. Os Beatles, porém, eram os únicos que escapavam desse rótulo, já que eles eram mais alinhados com o padrão dos favoritos da premiação e seguiam uma linha mais pop/rock com composições mais tradicionais, feitas por Lennon e McCartney. Não é à toa que, na década de 60, eles conquistaram 5 nomeações consecutivas para Álbum do Ano.
Outra razão que fez com que os Rolling Stones fossem deixados de lado da premiação por tanto tempo foi que o Grammy não tinha categorias de performance dedicadas ao rock até 1990. Além disso, eles não tinham nenhuma categoria dedicada ao melhor álbum de rock até 1995, quando a banda foi a primeira vencedora do prêmio.
Desde então, os eleitores dos Grammy têm se redimido, fazendo com que a banda se saia muito bem nas nomeações. Com seu penúltimo álbum de estúdio, “Blue & Lonesome”, eles ganharam o prêmio de Melhor Álbum de Blues Tradicional. Já com os três álbuns de estúdio anteriores, foram nomeados para Melhor Álbum de Rock.
E agora, o álbum de 2023 da banda, tem uma excelente chance de conseguir uma nomeação para Melhor Álbum de Rock e uma talvez até para Álbum do Ano. “Angry”, o tema de abertura do álbum e single principal, foi nomeado para Melhor Canção de Rock na cerimónia de fevereiro. Por agora, o que nos resta é esperar as nomeações para 2025, que serão anunciadas no dia 8 de novembro.
Veja também:
TURNÊ DOS ROLLING STONES: OS ROQUEIROS SEGUEM FIRMES NA ESTRADA?
ROLLING STONES VÃO VOLTAR AO RIO PARA RECONQUISTAR RECORDE DE PÚBLICO?
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO