#TBT: Queen lançava Somebody To Love 46 anos atrás
Relembre uma das principais canções da banda
Publicada em
Em novembro de 1976, a banda britânica Queen lançava “Somebody To Love”, primeiro single do seu quinto álbum de estúdio “A Day At The Races”. Um dos hits mais icônicos do grupo, a faixa conquistou o 13º lugar na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e 2º no Reino Unido.
Sonoridade
Similarmente à Bohemian Rhapsody, a música carrega uma forte influência gospel. Freddie Mercury se juntou ao guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor para gravar várias camadas de vocais de apoio e harmonias, que se assemelham ao canto de um coral.
Além dos solos de guitarra e o piano melódico nos intervalos dos versos, a composição é marcada pela presença da voz potente de Mercury e os falsetes impressionantes de Taylor. A obra é um produto da fase de rock progressivo pela qual a banda passava.
A cantora norte-americana Aretha Franklin foi uma das inspirações por trás do fator experimental desta canção. Em uma entrevista, Brian revelou que o vocalista da banda sempre a admirou. Roger complementou: “Tem muito de Freddie nesta música. Nós tentamos manter a música solta, do tipo gospel. Acho que é a música mais solta que já fizemos.”
Significado
‘Somebody to Love’ é um estudo da solidão como emoção universal. Mercury interpreta um homem aflito em busca de amor que procura uma conexão, mas não a encontra. Desesperado, implora para lhe ajudarem a encontrar alguém que dê sentido à sua vida. No decorrer da canção, o eu-lírico lida com sentimentos de depressão e frustração, mas também determinação e esperança que o motivam ir atrás de seu objetivo.
Entretanto, a letra pode ser interpretada a partir da sexualidade do compositor. Mercury se relacionava com homens e, diante do estigma sobre relações homoafetivas nos anos 80, ele não tinha liberdade de estar com quem gostaria.
Videoclipe
O vídeo que acompanha a obra mostra os artistas reproduzindo o processo de gravação da canção no Sarm East Studios, gravadora em Londres. Além disso, o clipe traz imagens da performance que a banda realizou no Hyde Park, em Nova York, no ano de 1976.
Bruce Gowers, diretor do vídeo, também estava envolvido na produção dos clipes de Bohemian Rhaposdy e You’re My Best Friend. Hoje, o filme acumula mais 435 milhões de visualizações no YouTube. Confira:
Covers
Após a morte de Mercury em 1991, vários músicos fizeram releituras de ‘Somebody To Love’ para homenagear o autor. O cantor britânico George Michael, por exemplo, participou do Freddie Mercury Tribute Concert, em 1992.
Em um Estádio de Wembley lotado, Michael interpretou a canção junto de Roger Taylor, Brian May and John Deacon, outros membros da banda. Veja a performance completa:
Leia também:
LETRA E TRADUÇÃO: WISH U WERE HERE - BLISS
NOVEMBRO AZUL: SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO