Viralizou: “Zanzibar” de Billy Joel é um clássico atemporal
Uma das grandes canções do pianista agora é tendência nas redes sociais
Publicada em
Só há uma razão, na prática, que explica o porquê de "Zanzibar", de Billy Joel, viralizar através de vídeos de dança: a letra lúdica. Lançada em 1978 como parte do álbum de estúdio, “52nd Street”, a música explora temas mais profundos, nostálgicos e românticos. Billy Joel é famoso por ser um talentoso contador de histórias e mestre em criar letras que transmitem mensagens comoventes.
O disco, na qual a faixa foi contemplada, é o sexto da carreira do pianista. Três músicas da coletânea alcançaram o topo das paradas dos Estados Unidos, impulsionando o seu sucesso, até vencer o Grammy de Melhor Álbum do Ano no ano seguinte de seu lançamento. As canções que se destacaram no projeto, inicialmente, foram “My Life”, “Big Shot” e “Honesty”.
Em “Zanzibar”, uma canção que, na época, foi considerada ‘lado B’ do artista, Joel embarca numa viagem a um lugar magico, onde o espírito do Jazz e do romance se entrelaçam. A atmosfera vibrante, cheia de expectativa e encantamento, nos direciona a acompanhar as histórias que o pianista compartilha: de memórias nostálgicas associadas a cenas jazzísticas.
A inspiração para a música veio através do amor de Joel pelo Jazz e também da elucubração da saudade de bons momentos. O artista sempre foi fascinado com clubes e casas de shows antigos, e queria capturar essa essência em uma canção. E para recriar essa atmosfera, convidou um dos trompetistas mais lendários do jazz, Freddie Hubbard. O musicista foi vencedor do prêmio dos Mestres do Jazz da Instituição Nacional Artes e do Grammy de melhor disco de jazz.
Para contextualizar: Zanzibar é um lugar real. É uma ilha localizada no leste africano (local de nascença de Freddie Mercury). Mas, em sua canção, Billy trouxe uma licença poética e criou uma terra utópica, onde o romance e melodia se encontram - simbolizando um lugar criado para fugir da realidade e se inserir num mundo repleto de música. A faixa cheia de metáforas é muito descritiva, guiando-nos pela sua história: um homem que se apaixona por uma garçonete em um bar. A melodia incentiva o ouvinte a abraçar suas paixões, deixar de lado os arrependimentos e saborear a beleza de momentos fugazes.
Inicialmente, “Zanzibar” era uma canção amada entre os fãs do músico norte-americano, por conta de sua capacidade de os transportar para uma época passada. O single permitiu que Joel mostrasse a sua versatilidade, criando um clima de jazz inspirado nos músicos com os quais cresceu. Assim, se estabeleceu como uma de suas obras mais queridas.
Mas, foi além: atualmente, por conta do movimento de viralização, ela se tornou uma potência global. “Zanzibar” resiste ao teste do tempo devido à sua melodia atemporal, letras evocativas e à habilidade impecável de contar histórias de Billy Joel.
Veja também:
"USED TO BE YOUNG": MILEY CYRUS ANUNCIA SINGLE
POR DENTRO DA ANTENA 1: BASTIDORES DA NOSSA PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO