Aniversário Alex Turner: relembre a trajetória do artista
O fundador e atual vocalista da banda Arctic Monkeys completa 37 anos
Publicada em
Alexander David Turner, mais conhecido pelo seu nome artístico, Alex Turner, nasceu no dia 6 de janeiro de 1986, na cidade de Sheffield, Inglaterra. Hoje, o cantor, compositor e produtor musical inglês, também vocalista do Arctic Monkeys, completa seus 37 anos de idade e nada mais justo do que a Antena 1 prestar uma homenagem a ele.
Alex Turner foi criado no subúrbio da cidade em que nasceu, sendo filho único dos professores do ensino médio Penny, que o ensinava alemão, e David Turner, que o ensinava música e física. Suas primeiras influências musicais na infância, estimuladas pelos seus pais, foram Beatles, Led Zeppelin, David Bowie, Eagles, Frank Sinatra e Beach Boys.
Alex cresceu ao lado do vizinho Matt Helders, que mais tarde se tornaria um de seus colegas de banda, além de frequentar a escola primária, a escola secundária - onde conheceram Andy Nicholson - e a faculdade juntos. Não demorou muito para os três se unirem por compartilharem do mesmo gosto por música. Seu interesse por Rock surgiu em 2001 ao descobrirem a banda norte-americana Strokes.
Aos 17 anos de idade Turner e três amigos formaram o Arctic Monkeys em Sheffield , sua terra natal.
Arctic Monkeys
A banda britânica Arctic Monkeys foi formada em 2002 na cidade inglesa Sheffield. Sem saber que se tornariam o fenômeno do rock alternativo que são hoje, os integrantes Alex Turner (vocal, guitarra), Matt Helders (bateria, backing vocal), Jamie Cook (guitarra) e Nick O'Malley (baixo, backing vocal) se conheceram na escola e tocavam sob o nome “Bang Bang”.
Inicialmente, o conjunto apresentava apenas covers de bandas como Led Zeppelin, mas isso começou a mudar quando Turner assumiu a tarefa de compor as músicas e os meninos adotaram o nome atual, Arctic Monkeys.
Em 2003, começaram a apresentar seus primeiros shows, inicialmente pequenos, e distribuir CDs gratuitamente. Mas quando os fãs começaram a publicar as faixas na internet e uma conta da banda foi criada na plataforma MySpace, as canções da banda viralizaram, chegando aos ouvidos da BBC Radio One e de outros veículos britânicos.
Em 2005, Arctic Monkeys lançou seu primeiro EP, “Five Minutes with Arctic Monkeys”, para logo depois assinarem um contrato com a Domino Records e divulgarem o single "I Bet You Look Good on the Dancefloor", pela gravadora.
A faixa alcançou o primeiro lugar nas vendas do Reino Unido, com 38.962 cópias comercializadas - o que rendeu ao grupo a foto de capa da revista New Musical Express. Seguindo o exemplo, a música "When The Sun Goes Down" vendeu 38.922 cópias.
O ano de 2006 trouxe a primeira coletânea de Arctic Monkeys, “Whatever People Say I Am, That's What I'm Not'', que, na época, tornou-se o disco de estreia que vendeu mais rápido na história das paradas britânicas- apenas na primeira semana, 363.735 cópias já haviam sido comercializadas.
Na mesma época, o álbum ganhou o Mercury Music Prize e foi lançado um novo EP, “Who The Fuck Are Arctic Monkeys”. No ano seguinte, o segundo álbum foi divulgado,”Favourite Worst Nightmare”, atingindo o 1º lugar nos charts do Reino Unido. Em 2009, o conjunto soltou a coletânea “Humbug” e dois anos depois, “Suck It and See'', que vendeu mais de 100 mil cópias em terras britânicas.
Com muito sucesso acumulado, os meninos do Arctic Monkeys apresentaram um cover de “Come Together” - música original dos Beatles - na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, fazendo a música estourar mais uma vez nas paradas.
Então, finalmente, 2013 chegou trazendo aos fãs um dos álbuns mais populares da banda, o “AM”, com os sucessos “Do I Wanna Know”, “RU Mine?” e “Arabella”. O disco rendeu a eles os prêmios de melhor grupo e melhor disco do ano no Brit Awards.
Cinco anos depois, em abril de 2018, Arctic Monkeys lançou sua sexta coletânea de estúdio, “Tranquility Base Hotel & Casino”, menos popular que “AM”, mas tão aclamado pelo público quanto.
Curiosidades
- Em 2012, Alex ficou responsável pela trilha sonora do filme de romance/drama “Submarine”, dirigido por Richard Ayoade, que conta com as suas faixas “Hiding Tonight”, “Glass in the Park”, “It’s Hard to Get Around the Wind”, “Stuck on the Puzzle” e “Piledriver Waltz”. Vale lembrar que esta última foi regravada pelo Arctic Monkeys e entrou no quarto álbum da banda, “Suck It And See”.
- Em 2011, Turner entrou para a lista de Mais Ricos do Reino Unido Com Menos de 30 Anos, ficando em 13º lugar com um patrimônio estimado em £9,070,000.
- No ano de 2012, Alex Turner foi considerado a 4ª maior personalidade da música nos últimos 60 anos pela revista NME, ficando a frente de nomes como Kurt Cobain.
Veja também:
#TBT: HÁ 50 ANOS AEROSMITH LANÇAVA SEU ÁLBUM DE ESTREIA “AEROSMITH”
LETRA E TRADUÇÃO: JACK JOHNSON - I GOT YOU
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO