Soul Asylum
Tudo começou em 1981, na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos. Dan Murphy, Dave Pirner, Karl Mueller e Pat Morley resolveram unir-se para montar uma banda de garagem, nomeada Soul Asylum.
Por muito tempo, eles se mantiveram independentes, sem contrato com gravadoras – seus primeiros anos de estrada contavam apenas com lançamentos em demos. Entretanto, ao longo da história, foram acumulando elogios, críticas e muito sucesso.
O álbum de estreia só veio três anos depois, nomeado Say What You Will... Everything Can Happen, que conta apenas com oito músicas. Nessa época, Morley foi substituído por Grant Yound. O material foi relançado em CD mais tarde e trouxe algumas faixas inéditas, incluindo a canção “Stranger” – considerada um sucesso até hoje.
Um dos momentos mais importantes da carreira dos músicos foi em 1992, quando lançaram o sétimo álbum de estúdio, nomeado Grave Dancers Union. O material concedeu a eles um Grammy Award com o single “Runaway Train”. O último disco de inéditas ficou pronto em 1995, com o título Let Your Dim Light Shine. O trabalho rendeu um disco de platina.
Nos anos seguintes, os integrantes da banda continuaram divulgando álbuns de estúdio e algumas compilações, como Black Gold: The Best of Soul Asylum, de 2000.
Aqui na Antena 1, você confere a faixa "Runaway Train”, presente no disco Grave Dancers Union. A música foi o quarto single do álbum e logo alcançou sucesso mundial, chegando à quinta posição na Billboard Hot 100. Mais tarde, a faixa deu ao Soul Asylum o prêmio de Melhor Canção de Rock no Grammy Awards, em 1994.
SALA DE BATE PAPO