Roy Orbison
Roy Kelton Orbison nasceu em Vernon, no Texas, Estados Unidos, no dia 23 de abril de 1936.
Conhecido também como “The Big O”, ele foi um cantor e compositor bastante influente da música norte-americana – também considerado um dos pioneiros do rock and roll.
Com uma carreira de mais de quatro décadas, Orbison ficou internacionalmente reconhecido por causa de suas baladas românticas, como a inesquecível “Oh, Pretty Woman”.
Em 1956, pela mesma gravadora de Elvis Presley, lançou seu primeiro sucesso: “Ooby Dooby”. Já em 1960, em outra gravadora, estreou o single de destaque “Uptown”.
No mesmo ano, a música “Only The Lonely” foi rejeitada por Elvis Presley e os Everly Brothers, mas o próprio Orbison decidiu gravar e o resultado foi um sucesso.
Na década de 1960, além de “Oh, Pretty Woman”, lançou outras faixas de destaque. Uma delas é “Crying”.
Em 1969, gravou o álbum Roy Orbison Sings Don Gibson, com músicas do cantor country Don Gibson, por quem tinha grande admiração.
Anos depois, o músico seguiu com novos lançamentos e chegou levar dois Grammys por suas parcerias.
Em 1988, muitos acreditaram que sua carreira estouraria outra vez, mas ele acabou sofrendo uma parada cardíaca, que o levou à morte, aos 52 anos de idade.
Mystery Girl, do mesmo ano, foi seu disco póstumo, considerado por críticos o melhor de sua carreira. O material contém o single “You Got It”.
SALA DE BATE PAPO